Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

Aruanda, o que é?

Aruanda representa uma enorme cidade de luz etérica que orbita a estratosfera da TERRA, similar a cidades nórdica de ASGARD.
 ASHAN é uma outra cidade similar a ARUANDA, que órbita da mesma forma a Terra a milhares de anos e representa da mesma forma, um ponto como se fosse um Portal de acesso para o nosso plano.

Onde diversos Guias de Luz e Irmãos da Espiritualidade desenvolvem suas atividades de ajuda a humanidade e a biosfera de uma forma geral. Estas cidades tem a função de dar sustentação aos irmãos que já estão dentro da luz, que ainda tem um grande serviço a prestar a humanidade.

ARUANDA representa o foco direto dos trabalhadores que interagem em todos os planos da Terra, desde o foco humano ate o reino mineral, através de seres que já encarnaram na Terra e tem uma missão de resgate para com a mesma. A atuação de Aruanda possui um ponto de comunicação, que é o foco de interface com os Orixás que estão ligados ao Pai Maior.

Frequentes fraquezas do Médium Umbandista

-Achar que é um “espirito superior” ou “pessoa superior”.
-Não aceitar fontes de conhecimento a não ser as suas: o que vem de outros é falso ou não interessa.
-Desprezar conselhos, que em geral, advertem para algum anomalia pessoal ou de caráter ou mesmo erro de condução.
- Achar-se “dono do Terreiro” por ser de fato o seu Chefe ou por se considerar o melhor capacitado, esquecendo-se do grupo, e principalmente da Espiritualidade, que lhe concedeu temporariamente tal outorga.
Umbandista ou Chefe “Estrela“: sê crê o mais importante e indispensável do Terreiro. Quando em r

Diálogo entre: Guardião da Meia Noite e Guardião das Sete Portas

(Guardião da Meia Noite) E eu pensei:
“Como era poderoso o Guardião dos Sete Portais das Trevas”, que leu o meu pensamento.

(Guardião das Sete Portas) - Não pense que consegui o meu poder sendo um tolo. Sempre dormi com um olho aberto. Nunca deixei uma ofensa sem resposta, nem um inimigo mais fraco sem conhecer o meu poder. Nunca deixei de respeitar um igual ou de temer a um mais forte. Foi assim que consegui tanto poder. Também nunca saí da lei do carma. Não derrubo quem não merece, nem elevo quem não fizer por merecer. Não traio a ninguém mas também não deixo de castigar um traidor. Leve o tempo que for necessário, eu o castigo. Não castigo um inocente, mas não perdôo um culpado. Não dou a um devedor, mas não tiro de

Este Dia

Este dia é o seu melhor tempo, o instante de agora.
Se você guarda inclinação para a tristeza, este é o ensejo de meditar na
alegria da vida e de aceitar-lhe a mensagem de renovação permanente.
Se a doença permanece em sua companhia, surgiu a ocasião de tratar-se com
segurança.
Se você errou, está no passo de acesso ao reajuste.
Se esse ou aquele plano de trabalho está incubado em seu pensamento, agora é
o momento de começar a realizá-lo.
Se deseja fazer alguma boa ação, apareceu o instante de promovê-la.
Se alguém aguarda as suas desculpas por faltas cometidas, terá soado a hora
em que você pode esquecer qualquer ocorrência infeliz e sorrir novamente.
Se alguma visita ou manifestação afetiva esperam por você chegou o tempo de
atendê-las.
Se precisa estudar determinada lição, encontrou você a oportunidade de fazer
isso.
Este dia é um presente de Deus, em nosso auxílio; de nós depende aquilo que venhamos a fazer com ele.

André Luiz - psicografia de Chico Xavier

Se eu sair, o Terreiro Fecha!

É comum que depois de algum tempo que uma pessoa está num terreiro, mesmo que em pleno desenvolvimento mediúnico, ela pense que é insubstituível. Isso é muito comum. O indivíduo tem a sensação clara de que se ela deixar o terreiro, o mesmo não sobreviverá, não conseguirá dar continuidade aos atendimentos e/ou coisa parecida. Ela começa a se achar vítima do sacerdote, dos médiuns mais antigos, dos seus irmão de fé e até da consulência. Ela começa a ter um desejo inconsciente de "punir o terreiro" através da sua saída, pois ela terá a certeza que todos virão de joelhos implorar a sua volta

Sei de pessoas que ficaram totalmente decepcionadas e mesmo depressivas ao verem que o terreiro em que eram membros sobreviveu à sua saída e que alguns meses depois nem se

Os espíritos não resolvem seus problemas

Muita gente procura o centro espírita em busca de uma conversa direta com os guias espirituais. Talvez acreditem que, se tiverem oportunidade de conversar, chorar suas mágoas e defender suas ideias de auto piedade, os espíritos se mobilizarão para auxiliá-los e destrinchar suas dificuldades com toda a urgência e facilidade. Meu Deus, como muitos amigos(as) estão equivocados! Espírito nenhum resolve problemas de ninguém. Esse definitivamente não é o objetivo nem o papel dos espíritos, meu filho(a). Se porventura você está em busca de uma solução simples e repentina para seus dramas e desafios, saiba que os espíritos desconhecem quimera capaz de cumprir esse intento.
No espiritismo, não se traz o amor de volta; ensina-se a amar mais e valorizar a vida, os sentimentos e as

Dica de Filme: Milagres, Mistérios de João de Deus

Este documentário, que ganhou três prêmios de prestígio Anjo no Festival Internacional de Mônaco em 2008, leva você a uma viagem cinematográfica de João Teixeira de Faria, também conhecido como João de Deus, a cura milagrosa do Brasil. O filme explora a extraordinária capacidade deste meio respeitado internacionalmente e mostra a incorporação de João por um dos muitos seres espirituais que trabalham por ele para curar as pessoas doentes e deficientes de todo o mundo.

Clique aqui para fazer download do filme.

Oxóssi - Aline Calixto


Oxóssi, filho de Iemanjá
Divindade do clã de Ogum
É Ibualama, é Inlé
Que Oxum levou no rio
E nasceu Logunedé!
Sua natureza é da lua
Na lua Oxóssi é Odé Odé-Odé, Odé-Odé
Rei de Keto Caboclo da mata Odé-Odé.
Quinta-feira é seu ossé
Axoxó, feijão preto, camarão e amendoim
Azul e verde, suas cores
Calça branca rendada
Saia curta estampada
Ojá e couraça prateada
Na mão ofá, iluquerê
Okê okê, okê arô, okê .
A jurema é a árvore sagrada
Okê arô, Oxóssi, okê okê
Na Bahia é São Jorge
No Rio, São Sebastião
Oxóssi é quem manda
Na banda do meu coração

Mironga para o Amor





Mironga é como chamamos o feitiço de preto-velho, a mandinga de negro em favor aos filhos que o procuram. Aqui vão algumas mirongas que essa nega véia tem a ensinar para resolver as dificuldades do coração. Leia tudo com muita atenção e principalmente, aplique isso no seu dia-dia. Grande é a força dessas pequenas dicas…








1 – Aprenda a viver sozinho. Caso você não consiga nem viver consigo mesmo, como poderá levar felicidade e alegria para outra pessoa? Primeiro relacione-se com seu eu interior. Depois busque alguém.

2 – Assuma a responsabilidade pelo seu relacionamento. Não é magia, inveja, ciúmes de terceiros, etc, que irá separar aquilo que o amor uniu.

3 – É claro que também nenhuma simpatia, reza ou trabalho irá unir ou “amarrar” aquilo que a falta de carinho desuniu.

4 – Simplificando: quem procura as coisas ocultas para resolver problemas sentimentais é imaturo. Ruim do juízo e doente do coração.

5 – Desapegue-se! Ser humano é um bicho apegado. O único problema é: o amor é um sentimento livre. Um eterno querer bem. Um carinho incondicional. Quase um sentimento de devoção. Se você “gosta” tanto de alguém, que prefere ele “morto” do que feliz com outra pessoa, escute: Isso não é amor! Simples ilusão disfarçada…

6 – Aprenda que ninguém irá te completar. Você já é completo! Mas quando um relacionamento é calcado no mais puro amor, muito do amado vive no amante, e muito do amante pra sempre viverá no amado. Quer milagre maior que esse?

7 – Melhor sozinho do que mal acompanhado! Sabedoria popular, mas o que têm de doutor e doutora que não consegue entender isso.

8 – Ponha o pé no chão e esqueça essa história de alma gêmea. Pare de enfeitar suas próprias desilusões com devaneios ditos espiritualistas. Encare a realidade de frente.

9 – A vida vai passando, com ele/a, ou sem ele/a. E a morte se aproximando…

10 – Por isso, vão viver a vida meus filhos! Quem sabe ela não está guardando um presente para vocês? Não existe mironga maior que essa…

fonte:http://cantodoaprendiz.wordpress.com/2009/08/27/mironga-de-umbanda-para-problemas-afetivos/#more-1513

Terreiro “Fraco” ou “Forte”?


Muitos de nós irmãos Umbandistas, já ouvimos este termo “O Terreiro é fraco”, mas como podemos categorizar os termos: Fraco e Forte?
Qual será o parâmetro que utilizamos para esta avaliação? Seria a não realização de sonhos ou desejos? Antes de responder ao questionamento gostaria de seu acompanhamento nesta lista de raciocínio. Por que vamos ao terreiro? Muitas podem ser as respostas, mas vamos pensar de forma simples, vamos ao terreiro pela religião, ou seja, religar a Deus.

Este é o mínimo, mas para muitos a ida até o terreiro, é para: amarrar, destruir, matar, separar, perturbar alguém, etc. Bom, neste momento o sentimento mínimo já se perdeu pelos caminhos, espero que reencontre este sentimento assim que entrar no terreiro.
Infelizmente, algumas pessoas quando chegam ao terreiro, continuam com suas ideias negativas e não param nem um segundo para analisar se estão certas ou erradas.
Então é chegada à hora da consulta, e estas pessoas mesmo após as defumações, orações e pedido do Dirigente para que elevem seus pensamentos a Deus com harmonia e amor, continuam com a ideia fixa, como se não tivesse ouvido estas palavras.
O consulente com o pensamento negativado se dirige ao encontro da entidade, que lhe dará o atendimento, e começa com seus lamentos e reclamações onde todos que lhe rodeiam não prestam e ele é um coitado. A entidade tenta amolecer a mente e o coração deste consulente através de suas sabias palavras e com o auxilio dos seus elementos de trabalho, mas como o atendimento é uma parceria entre o consulente e o Guia, então o consulente não permite que esta luz penetre em seu interior tornando-o uma pessoa “tão acida”.
Após as explicações e os pedidos do consulente o Guia lhe responde positivamente que vai lhe ajudar. Estão assustados com a resposta do Guia? Por quê?
A ajuda que o guia vai dar, será pedindo para Oxalá que dê a este irmão luzes de: “Oxum pondo amor no coração, Ogum para cortar a maldade que o cerca, Obaluayê para transmutar seus sentimentos negativos em positivos, Oxóssi para o conhecimento a fim de enxergar as vossas fraquezas interiores”.
Ao término do seu atendimento, este irmão volta para casa confiante de que seus pedidos, “destruidores”, serão realizados, mas depois de alguns dias nada acontece e o nosso irmãozinho vai até outro terreiro, com as mesmas intenções.
Outro Guia lhe atende e pergunta:
- O que posso ajudar?
O Consulente repete seus pedidos “destruidores” e ainda complementa que o terreiro onde tinha frequentado era muito fraco.
Antes de iniciar o seu trabalho o Guia pergunta ao consulente:
- Será que é “fraco” aquele que pede por ti, para que tenha mais Amor, Luz em sua Mente, mais Evolução e Proteção? Será que é “fraco” aquele que tenta abrir teus olhos a Luz? Será que é “fraco” aquele que tenta te colocar mais perto de Deus? Será que é “fraco” aquele que pede perdão por ti?
Ou o “fraco” é aquele que não conseguiu enxergar tudo isso e mesmo assim insiste em caminhar nas trevas de sua própria ignorância, na escuridão de seus caprichos?
Após estes questionamentos o Guia retoma a pergunta ao Consulente:
- O que posso ajudar?
O Consulente responde ao Guia com a voz embargada:
- Me dê força e peço perdão pelos meus sentimentos “fracos” que levei para dentro de outros terreiros.

Autor: Danilo Lopes Guedes – Núcleo de Umbanda Casa da Vovó e do Vovô

Entendendo a Umbanda

A Umbanda é um sistema religioso fundamentalmente naturista, isto é, se manifesta através das forças da natureza, assim como com os espíritos contemporâneos, ou não, pesando expressivamente em seu exercício as vibrações das Almas.
A Umbanda possui muitas coirmãs e as pessoas muitas vezes a confundem com outras religiões que possuem nomenclaturas semelhantes às utilizadas na Umbanda, no entanto a semelhança é meramente aparente e termina ai.
O fato de a Umbanda ter como uma de sias raízes a forte influência africanista e cultuar Orixás gera muita confusão e sobressai a necessidade de apontar limites bem claros

- Trabalhamos exclusivamente visando o bem, a caridade e a evolução espiritual de todos.

- Não temos “feituras de cabeça”, Boris, raspagens, camarinhas, roncos, corpo fechado, ebós, orunkô, feitura de santo, bascos, firmo de nação, etc.

- As sessões obedecem a horários pré-estabelecidos. Não vemos nenhum sentido em sessões madrugadas adentro. Por que não? Simplesmente por ser contraproducente, ninguém consegue manter a “gira firmada” por tanto tempo, as pessoas trabalham, ficam cansadas, e a falta de concentração, ou nível energético dos médiuns tende a cair drasticamente após 3 horas consecutivas de culto. Além do mais a própria assistência começa a ficar desacomodada, desconfortável, gerando vibrações de impaciência e falta de interesse. Tudo isso gera um desacordo energético que acaba por influenciar o bom andamento da gira. É claro que estamos nos referindo às giras ordinárias e não as festivas.

- O sacrifício de animais não faz parte, em nenhum momento, de qualquer rito da Umbanda.

- A vestimenta básica do trabalhador de Umbanda é toda branca

- Não há sob hipótese alguma, retribuições financeiras por trabalhos executados, consultas, ou o que quer que seja, e nada, absolutamente nada, justifica a cobrança de consulta, mesmo que seja um valor insignificante ou irrisório. Alguns chegam a dizer que é para ajudar na manutenção do templo, mas afirmo que esta é uma responsabilidade do dirigente e seu corpo mediúnico.

Fonte: Umbanda, mitos e realidade – Iassan Ayporê Pery. com adaptações

Conselhos do Sr. João Caveira

Quem tem olhos, que veja, e aprenda com os outros. Observar, sem julgar, perceber o outro com suas limitações e qualidades - o que podemos imitar para sermos melhores? O que não queremos para nós? Se vivermos a mesma situação, faríamos igual... ou pior? Como agiremos, se a vida nos proporcionar essa mesma vivência? Esse é o caminho verdadeiro do crescimento espiritual - quem tem olhos que veja!
Ser espírita, não é só falar que o é, é viver em Deus! É viver ao todo, desde que abre o olho, desde que acordamos - agradecendo por termos mais um dia de oportunidade de aprendizado, termos saúde, casa, alimento, família, amigos, ou simplesmente porque abrimos os olhos... poucos se lembram de agradecer, na verdade quase todos se lembram do pai, somente na hora de pedir... ou de reclamar... que foi esquecido, quando na verdade, esquecemos Dele, quase todos os dias, principalmente nas alegrias, pois nossa arrogância nos diz que nós conseguimos tudo, porque somos bons, espertos, inteligentes, oportunos... menos que somos filhos de um Pai Divino, que nos amapara 24 horas por dia....
Precisamos aprender a sermos benevolentes para darmos "baile" na energia ruim, passando ileso por ela. Quase todos nós, achamos que o olho gordo do outro, o trabalho feito por aquela pessoa, a inveja, a mágoa, são os responsáveis por nossas dificuldades e/ou mal-estar, quando na verdade somos os únicos responsáveis, pois ou estamos regatando, ou nos alinhamos naquela energia, ou não estamos preocupando em compreender o outro, ou melhor, o que a vida quer nos ensinar com aquele sofrimento, pois o sofrimento nada mais é do que uma oportunidade de aprendizado. Nós, como pais imperfeitos, desejamos o melhor para nossos filhos... que dirá nosso Pai Maior, como pode nos castigar??? Ele pretende nos orientar, através dos ensinamentos diários, nós é que escolhemos o caminho mais difícil - o da dor, acreditando ser o mais fácil, por termos nossos olhos fechados para a grandeza da alma, da vida!
É preciso ter equilíbrio emocional na vida, pois dar ao outro sem ter amor, equilíbrio, saúde, como fazer a caridade? Temos responsabilidade em buscarmos sempre nos equilibrar, antes mesmo de fazermos a caridade, pois como dar ao outro, o que não temos para nós? precisamos nos amar, nos cuidar, estudar, pois a verdadeira Fé não é cega, e sim, construída em uma base de conhecimento sedimentado na utilização de nossa inteligência e análise.
A pedra fundamental está na própria essência, a partir da essência que exala amor, caridade, aí sim há vida, é uma troca. ar amor, equilíbrio ao outro, ele se fortalece e seu espírito é renovado pelo agradecimento. Não devemos esperar algo em troca, quando fazemos a caridade, plantemos a semente, e deixemos que o tempo se encarregue do resto, lembrando sempre, de como tivemos dificuldades em entender pequenos detalhes, problemas diários, ou questionamentos profundos da alma, por que não compreender a dificuldade do outro, quando ainda não temos a vi8são do todo? Prestar atenção em nossa trave no olho, mais do que no cisco do outro.... Isto também é caridade.
Desistimos, infelizes, porque sentimos nosso trabalho vão. Pensamos - colocamos umas pedras para construir algo, outros vêm e chutam, destróem, nunca vou conseguir... e desistimos... É preciso equilíbrio, entender a necessidade do outro, em vez de chutar e depois pedir desculpa, pois quando somos chutados, tendemos a chutar também. Em nossa cegueira, acreditamos na justiça feita por nossas próprias mãos, em nosso imaturo julgamento, nos percebemos vítmas, quando somos algozes. Pior ainda, quando nem o percebemos e nem pedimos desculpas, mas o ideal, nem precisarmos pedir desculpas...
Aonde vai colocar esse vaso? Divide a carga do outro consigo, somando a sua espiritualidade com o outro. Busquemos sempre respeitar o outro, aquele que vive conosco, ou que trabalha conosco, materialmente ou espiritualmente. Viver é bom, bonito, mas precisa domínio dos sentimentos da sua espiritualidade, sempre com respaldo, respeito para quem o dirige.
Temos dentro de nós uma fera e uma criança, cabe a nós mesmo, escolher, quem iremos alimentar... A fera é a defesa - domine-a e amamente e acalente a criança, sem deixar a fera te dominar, para parecer um bicho acuado, melhor dar força para nossa criança, que ainda tem possibilidade de crescer e se desenvolver, melhor ainda, dirimir possíveis agressões... Muita luz em seu caminho, e que a vossa mente esteja sempre aberta, junto com seus olhos... e quem tiver olhos de ver, que veja!

Apostila para 2012

Olá pessoal,

Acabei de colocar o arquivo para download da apostila que usaremos nas Doutrinas do ano que vem, que quiser é só clicar aqui.

O Templo que vos acolhe

Amados filhos,

Vosso Templo não existe "ao acaso". Ele foi planejado e construído no plano astral bem antes de existir no plano físico. Portanto, a construção material não é apenas um amontoado de tijolos, telhas, cimento... Isso tudo aqui, está impregnado de matéria astral, de cor, de som e principalmente de energia resplandescente, da qual vossos olhos físicos não conseguem comensurar a dimensão e beleza.
Cada objeto aqui dentro é sagrado, pois seu uso é exclusivo para os rituais que também são sagrados. Mesmo os restos que destinais ao lixo, serviram para o "sagrado" e deles, antes que se descarregue na natureza, são retirados pelos responsáveis no mundo espiritual, toda matéria sutil que pode ser reaproveitada. Portanto meus filhos, mesmo ele merece, antes de rejeitado e despachado, ser reverenciado e agradecido por ter vos servido.
Que se dirá então do chão que vos suporta a matéria? Do teto que vos cobre, das paredes que vos defendem das intempéries? E muito mais, acaso tendes idéia meus filhos amados, da importância do "Congá"? Tendes acaso, noção do "sagrado" que ele representa dentro do Templo?
Cada partícula que compõe a matéria de cada objeto dele, está impregnada de energia consagrada pelas hostes que vos amparam, para que possam transmitir e ou transferir a todos que direcionam a ele apenas um olhar, algo muito além de um alento.
Por isso tudo meus filhos, vos solicito "respeito" por cada objeto do local. Lavai vossas mãos, serenai e limpai vossas mentes antes de tocar nos objetos sagrados, pois algo de maior além do que vossos olhos podem ver, ali está. Não deturpai essa energia em nome de vossa pressa maquinal ou porque vossa turva visão ainda não consegue conceber o duplo etéreo de tudo isso. Muito menos porque não possui a beleza ou sofisticação a que estais acostumados a exibir nos objetos que tendes em vossos lares.
Sendo o Templo que vos acolhe um local sagrado, sagrada deve ser vossa postura dentro dele. Adentrai a ele com a mente serena, com corpo limpo e com o coração em traje nupcial.
Lembrando que além do plano material, acima e além dele, em estado mais sutil, mais diáfano está a construção astral onde tudo acontece e a energia se transforma. Ali seres, cujo corpo é de energia, transitam e trabalham absorvendo o que vem do "alto" mas em grande grau de dependência da energia gerado em vosso ambiente físico. Cada palavra, cada pensamento, cada atitude tem uma repercussão em maior ou menor grau no plano astral, que vos responsabiliza da mesma forma, pelo que possa resultar.
A alegria de servir à caridade não condiz com a irresponsabilidade de transformar o que é sagrado em ambiente desorganizado. Que se mantenha o que é preparado muitas horas antes de vossa presença, pelo tempo que se fizer necessário mesmo depois que vos retirais do ambiente.
Que vossas mentes irrequietas e vossos corpos ansiosos possam se fazer dignos, não só de adentrar neste ambiente sagrado, mas sobretudo, de mantê-lo adequado e digno do trabalho tão grandioso que aqui se faz.
Paz em vossos corações. Serenidade em vossas mentes.

fonte: http://www.caboclopery.com.br/o_templo_que_vos_acolhe.htm

Finados

O hábito de visitar os mortos, como se o cemitério fosse sala de visitas do Além, é cultivado desde as culturas mais remotas. Mostra a tendência em confundir o indivíduo com seu corpo. Há pessoas que, em desespero ante a morte de um ente querido, o "VISITAM" diariamente. Chegam a deitar-se no túmulo. Desejam estar perto do familiar. Católicos, budistas, protestantes, muçulmanos, espíritas - somos todos espiritualistas, acreditamos na existência e sobrevivência do Espírito. Obviamente, o ser etéreo não reside no cemitério. Muitos preferem dizer que perderam o familiar, algo que mostra falta de convicção na sobrevivência do Espírito. Quem admite que a vida continua jamais afirmará que perdeu alguém. Ele simplesmente partiu. Quando dizemos "perdi um ente querido", estamos registrando sérios prejuízos emocionais. Se afirmarmos que ele partiu, haverá apenas o imposto da saudade, abençoada saudade, a mostrar que há amor em nosso coração, o sentimento supremo que nos realiza como filhos de Deus. Em datas significativas, envolvendo aniversário de casamento, de morte, finados, Natal, Ano Novo, dia dos Pais, dia das Mães, sempre pensamos neles.

COMO PODEMOS AJUDAR OS QUE PARTIRAM ANTES DE NÓS? Envolvendo o ser querido em vibrações de carinho, evocando as lembranças felizes, nunca as infelizes; enviando clichês mentais otimistas; fazendo o bem em memória dele, porque nos vinculamos com os Espíritos através do pensamento. Além disso, orando por ele, realizando caridade em sua homenagem, tudo isso lhe chegará como sendo a nossa contribuição para a sua felicidade; a prece dá-lhe paz, diminui-lhe a dor e anima-o para o reencontro futuro que nos aguarda.

PODEMOS CHORAR? Podemos chorar, é claro. Mas saibamos chorar. Que seja um choro de saudade e não de inconformação e revolta. O choro, a lamentação exagerada dos que ficaram causam sofrimento para quem partiu, porque eles precisam da nossa prece, da nossa ajuda para terem fé no futuro e confiança em Deus. Tal comportamento pode atrapalhar o reencontro com os que foram antes de nós. Porque se eles nos visitar ou se nós os visitarmos (através do sono) nosso desequilíbrio os perturbará. Se soubermos sofrer, ao chegar a nossa vez, nos reuniremos a eles, não há dúvida nenhuma.