Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

O CICLO MENSTRUAL E SUA INFLUÊNCIA NA RELIGIÃO.

Meus irmãos, venho com um tema que já me chamava atenção um bom tempo, para mim não é fácil falar neste assunto não por ser homem mas é um assunto delicado, não me constrange, mas na verdade o que me levou a escrever sobre o assunto foi depoimentos de irmãs que falavam que nas casas onde trabalham sempre trabalharam tranquilamente no período do ciclo menstrual.

Vejam que o que vou relatar abaixo, é um trabalho de pesquisa e do que aprendi com minha Mãe de Santo, e também não tenho intenção alguma de afirmar que estou certo e os outros errados, quero dividir com os irmãos uma inquietação minha a respeito do tema.

Tensão Pré-Menstrual (TPM):

A mulher dentro do ciclo menstrual passa por transformações psíquicas de alteração de comportamento, isso ocorre de acordo com cada mulher e pode acontecer antes, durante ou depois da menstruação. Este estado emocional pode ocorrer em diferentes graus de intensidade causando reações de choro, depressão, raiva entre outros.

Já neste período o dirigente tem que observar se a médiun é uma trabalhadora de gira tem que ficar afastada, pois seu estado de concentração fica prejudicado, sua energia se transforma dentro do equilíbrio pessoal e espiritual, esta energia passa para o pólo negativo, assim a pessoa despreparada estará atraindo as forças negativas espirituais. Não é intencional este fenômeno mas é decorrência da desarmonia psicológica dentro do estado em que se encontra a médiun.
Assim, é justamente por essa inconstância vibratória, que a mulher não pode exercer a função de comando em escolas de iniciação. Queremos deixar claro que não somos machistas e somos avessos ao preconceito, mesmo porque, a evolução psicológica em nossa sociedade não dá espaços para atitudes radicais e preconceituosas, a ponto de hoje entendermos que homem e mulher são igualmente filhos de Deus e cada um em seu caminho pode alcançar sua realização pessoal e transcendental em harmonia com seu par . Mas, como homem e mulher são diferentes a nível físico, emocional e mental, na Umbanda, a mulher só pode assumir o comando em agrupamentos esotéricos ou terreiros onde não há uma manipulação efetiva da magia , desde que no período menstrual seja substituída por um homem (sacerdote).
A menstruação é a expressão da feminilidade, da fertilidade e da receptividade. A mulher vive neste ritmo lunar e deve submeter-se a ele com todas as limitações que ele representa. Esta submissão é o aspecto principal da feminilidade: a capacidade da mulher de doar a si própria


Quando falamos de polaridades não devemos emitir nenhum tipo de julgamento preconceituoso: o positivo não é melhor do que o negativo, já que este não existiria sem aquele. Portanto, a Água não irá se sentir inferior por não ter as qualidades do Fogo. Cada um possui suas qualidades e não deve 'invejar' as qualidades do outro! É por causa destas diferenças de polaridade que existe "a vida"! Assim, a mulher não deve se sentir inferior por causa da sua própria natureza feminina!!! A receptividade e a capacidade de aceitar é algo muito difícil para o homem, já que ela pede a renúncia de sua própria vontade, de seu próprio egocentrismo.

A Menstruação.


Cientificamente falando a menstruação é o final de uma série de eventos produzidos por hormônios dependentes uns dos outros e estimulados pelo hipotálamo, hipófise e ovário . Esses eventos determinam uma série de modificações fisiológicas no organismo que visam prepará-lo para o coito e a gravidez. O conjunto dessas modificações que se repetem periódica e temporariamente, inclusive a menstruação, é chamado de ciclo menstrual.
O hipotálamo, região do sistema nervoso central, que sofre ação de estímulos externos, realiza uma secreção intermitente de um hormônio chamado GnRH, o qual estimula a hipófise, glândula mestra do organismo, a produzir os hormônios LH e FSH, que por sua vez estimulam os ovários a fazerem o crescimento folicular e produzir os hormônios femininos, estrogênios e progesterona. Esses agem sobre todo o sistema genital, causando, por exemplo, o crescimento do endométrio, camada de glândulas que reveste o útero. É isso o que a mulher menstrua aproximadamente a cada 30 dias.


Dentro da espiritualidade devemos observar que a menstruação é renovação por isso quando esta se renovando internamente, esta com seus chácaras abertos, propenso a receber todos os tipos de energias, novamente se pede toda cautela e a filha dentro deste período tem que ficar afastada dos trabalhos pois este momento é muito delicado, os dirigentes mais cuidadosos deve neste período manter a filha com proteção de acordo com cada casa, no nosso caso recomendamos o uso de contra-egun, banhos, e não participa de nenhum ato sagrado dentro da religião, isso vale para todos os cargos exercidos pela mulher dentro da casa.


Dentro da religião.


A muitas casas que proíbem a mulher de adentrar a qualquer tipo de trabalho, outras mais radicais nem na assistência é permitido, mas o importante a saber é que existe um efeito dentro do físico que interfere no espiritual pois sua ligação é de causa e efeito.


O médium como elo de ligação entre o visível e o invisível, deve se preocupar em manter a serenidade mental no seu dia a dia para que pensamentos difusos são sejam cultivados porque promovem uma sintonia com entidades espirituais de baixa estirpe moral.


Outro ponto importante não relativo à sexualidade mas a sexo, é o fato de que no período pré-menstrual e na menopausa, o organismo provocar alterações psíquicas decorrentes da t.p.m. (tensão pré-menstrual) ENTRE OUTROS FATORES , portanto, a mulher sofre fortes influências psíquicas regidas pelo ciclo menstrual que, como o ciclo lunar é de 28 dias.


E o fato da mulher ter ciclos negativos como a lua (cheia e minguante) é de conhecimento de culturas antigas pois, em tribos indígenas a mulher fica isolada no período menstrual, longe de seus afazeres habituais.


Uma questão importante.

Volto a repetir que não é com estas observações que as casas que liberam suas médiuns estejam erradas, dentro do meu ponto de vista procuro preservar as mesmas por uma questão espiritual e de saúde mesmo, para que ela possa estar sempre bem e disposta para o seu compromisso com a religião.


Outra coisa que quero destacar, o papel fundamental que tem a mulher nas religiões afro-brasileiras, sem sombra de dúvida a mulher é o alicerce desta religião os postos de comando estão na sua maioria em suas mãos, seu discernimento e sapiência para resolver as situações dentro da casa, são muito mais engajadas e procuram aprofundar na religião muito mais que nós homens.


Acho importante continuarmos este debate, até porque temos muito a aprender com as mulheres, e não devemos ser omissos a questões que são muito importantes não só para mulheres mas também para nós homens, discutir a questão de gênero e suas influências dentro da nossa religião é necessário, sei que não vamos aprofundar mas é o inicio de um ciclo de discussão franco e no meu ponto de vista importante.

Axé irmãos.............

Fonte: estudoreligioso.wolrdpress.com

28 comentários:

Unknown disse...

Muito bom seu ponto de vista adorei

Anônimo disse...

Gostaria de saber se ha alguma restriçao da mulher as relaçoes sexuais no periodo menstrual, com explicaçoes convincentes relacionadas a religiao.

Anônimo disse...

As alterações que ocorrem são hormonais e não psíquicas. Acreditar que uma mulher não pode comandar um terreiro, manipular magia ou cumprir qualquer outra função por estar em seu período é uma visão retrógrada e baseada numa crença machista, incoerente e patriarcal.
Estude mais. Estude de verdade.

Anônimo disse...

Posso visitar terrero tomar passe ou ate mesmo qdo eu precisar de trabalho limpeza pode ser feito qdo eu estiver menstruada

Anônimo disse...

Uma visão machista e sem fundamentos! Nada disso interfere no julgamento e aconselhamento de uma médium. O senhor foi muito infeliz com esse texto.

Aline disse...

Eu fico muito irritada durante o período menstrual, muito mesmo. É entendo perfeitamente o ponto de vista.

Aline disse...

Eu fico muito irritada durante o período menstrual, muito mesmo. É entendo perfeitamente o ponto de vista.

Ana Paula disse...

Gostaria de deixar minha humilde opiniâo. Eu tb pensava que a menstrução não atrapalhava a corrente. Ainda acho que o sangue não atrai eguns ou entidades de baixa vibração. Porem na minha ultima gira no terreiro eu estava menstruada e fui mesmo assim e devido a um problema pessoal que se somatizou com a bendita TPM, chorei o tempo todo e isso acabou atrapalhando e muito a corrente. Infelismente problemas hormonais alteram o estado psicologico da mulher abaixando o padrão vibratório e com isso atraindo energias negativas. Mas a culpa é do hormônio desrregulado e não do sangramento em si.

É preciso amar disse...

Posso ficar na assistência neste período e tomar passe.

Anônimo disse...

se fosse esse o caso acredito que as mulheres não poderiam nem frequentar o terreiro já que nós mulheres somos "bombas hormonais" e a TPM não vem enquanto estamos menstruadas e sim antes da menstruação observe o nome TENSÃO "PRÉ MENSTRUAL". acredito que a menstruação não interfira em nada na nossa capacidade espiritual. já que é uma coisa natural q existe na intenção unica de procriar. achei machista seu texto. acho q isso vai da cabeça da médium em se sentir confortável pra ir ou nao ao terreiro.

Mih disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mih disse...

Desculpe irmao, mas não posso concordar com seu Ponto de vista!!! TPM não é desculpa para um "mal" desempenho do trabalho espirutual de uma mulher...A rotina, trabalho e obrigacoes São coisas interente a nossa existencia. A TPM por sua vez não influencia na concentração da medium, acredito que tudo é disciplinar... Eu mesma, não importa o que esteja acontecendo no mundo lá fora, ja passei por varias situacoes complicadas, mas ao chegar no terreiro minha intencao se volta para os trabalhos, orações e afins. Pelo o que vc pontuou a TPM TIRA A SANIDADE MENTAL? Não é bem por ai,da para separar uma coisa da outra... é certo que algumas mulheres ficar sensiveis e penso eu que isso ajuda muito mais no sentir a vibraçao dos guias com mais intensidade!Isso é a mesma coisa de dizer que as mulheres se formando perigosas e desiquilibradas no período pre menstrual e não é isso! Umbanda religiao essa que não tem TABU e nem dogmas, impedir mulheres em um período NATURAl do corpo, tão natural quanto a respiração ser impedida de exercer suas funcoes no terreiro! É um absurdo!
Agora se uma mulher - o que vale muito bem para os homes - não estiver bem, é melhor nem entrar numa gira é isso independe da TPM, o que vale sempre é o bom senso!!!

Anônimo disse...

Gente!!! Isso é lei da umbanda...Muitos não entendem o ritual ancestral e julgam a colocação do texto como "machista", isso é pré-conceito. Nem sempre o estudo e a ciência dão conta das explicações... viva a umbanda em sua experiencia antes de julgar um pai de santo de machista. Que absurdo!!! Seres humanos no seu Ego... Vcs estão pré julgando uma cultura ancestral... e quando se está numa corrente lembre que você tem que estar ali inteiro para a caridade, para o outro. E para isso, tem que estar no seu melhor, doar o seu melhor, estar para o outro.

Autonoma disse...

Pessoal é cientificamente provado que mulheres na TIM ou em período menstrual tem alterações psicológicas e até importantes reuniões de trabalho devemais ser canceladas nesse periodo,testes e provas,as professoras tem direito a 3 dias de folga nos colégios públicos, enfim sem hipocrisia sabemos que a nossa energia baixa sim nesse período e então trabalhar espiritualmente é quase impossível, eu mesma tem meses que nem falar com ninguém qútero. A cabeça do guia é o corpo do médium e vice versa portanto...

Anônimo disse...

Eu caí nesse texto justamente porque estou procurando respostas para o que vem acontecendo comigo ultimamente. Justamente isso, é verdade sim.

Unknown disse...

Muito bom o texto, é não acho nem um pouco machista!! Eu mesma sou prova viva da tpm(nem todas as mulheres) mas choro do nada, as vezes acordo e não qro falar com ninguém, a voz da pessoa me irrita, fico carente. Nossa tenho todas essas fases chata que até eu não me suporto!!

Unknown disse...

Ele está certo. É o momento em que ela deve se reservar pra si, energias e magias para seu próprio bem estar , aproveitar para se cuidar, ler etc ... Gênero é uma questão cíclica da alma , a cada encarnação se vem.de um.jeito para aprender entre os pólos de força.

CrisMarie disse...

Não tenho e numa tive TPM. Não tenho nenhum tipo de alteração emocional mas é um assunto que eu tinha dúvidas. Ficava com receio por ir na assistência menstruada, mas conversei lá e falaram que não havia problemas. Que eu poderia tomar banhos, acender velas, só não era aconselhável mexer com nada de exu nesse período. Mas como eu vou recomeçar a tomar anticoncepcional pra cortar menstruação, não terei mais esses receios

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vc não pode ir pra gira porque vc vai estar com o corpo sujo 😄

Unknown disse...

Aiiiiii obrigada por dizer isso agora já sei oque não faser kkk😚😚

Unknown disse...

Pode receber espírito 😘

Anônimo disse...

Olá a todos! Quero compartilhar uma experiência com vcs. Ha mais ou menos uma semana eu havia conversado com um médium muito experiente sobre esse assunto e ele falou basicamente a mesma coisa do texto acima. Alguns dias depois eu fiquei menstruada, e de teimosa que sou resolvi comparecer na gira assim mesmo, pois havia achado oq ele disse muito arcaico e dogmático. Estou em desenvolvimento, e lá chegando comecei a me sentir estranha, não consegui sintonizar com as vibrações elevadas e passei toda a gira com um quimba encostado em mim (que só foi doutrinado e encaminhado no final da gira com a ajuda de outro médium experiente). Notei que com uma amiga minha aconteceu o mesmo. A gira acabou e fomos embora. No dia seguinte essa amiga me mandou uma mensagem dizendo que estava passando mal, perguntei oq ela estava sentindo, pois eu tmb estava passando mal, e ela descreveu exatamente os meus sintomas. Aí ela me disse: não vou na próxima gira, ainda mais que estou menstruada desde ontem, tô com medo de enfraquecer. Aí eu disse a ela que tmb estava, e aí fomos montar o quebra cabeça. 1- nós duas fomos menstruadas para a gira. 2- nós duas tivemos dificuldade em concentrar 3- nós duas recebemos Quiumbas 4- nós duas ficamos completamente exauridas no dia seguinte. MORAL DA HISTÓRIA: Durante o período menstrual a mulher infelizmente fica suscetível SIM!!! ISSO NÃO É BRINCADEIRA. Se cuidem meninas, maridos, cuidem de suas esposas, evitem se expor às energias de baixa vibração. Evitem fazer "firmas" pois isso pode atrair espíritos sem luz e vcs serão energeticamente muito prejudicadas. Muito axé a todos e todas!

Unknown disse...

Concordo com seus dizeres,ate então não entendia das mudanças que ocorriam e é exatamente isso, muito difícil,mas o conhecimento liberta de crenças antigas.Gratidao!

Anônimo disse...

Cara, eu sou feminista... Mas por quê caralhos vocês metem o machismo em tudo? Isso e um saco, cara. De verdade. Vocês tem que entender que a vida toda, a umbanda seguiu por esse caminho. A maioria das casas não permitem que as mulheres trabalhem no período menstrual. E NENHUMA mulher fica chateada por isso. Antes de enfiar machismo em tudo, por favor, frequente mais. Frequente de verdade.

Val Ferreira disse...

Homens TB passam por alterações hormonais. Se fazem preceito, por exemplo, acumulam testosterona e podem ficar irritados e daí n estariam preparados para a gira?
Esse texto tem fontes de pesquisa? Ou é só visão de homem que limita a mulher mesmo?

Unknown disse...

Vou fazer um corte pra pomba gira estou mestroada tem algum problema???

Larissa disse...

Concordo plenamente com o que disse, tenho estudado sobre o assunto. Você não esta sendo machista, é a realidade!!!! Sinto muita influência negativa neste período quando descuido de meus pensamentos e atos. Nossos chakras ficam abertos e recebendo energias de acordo com a nossa energia!! Se não estivermos realmente equilibradas psicologicamente, neste período vamos sim estar propensas a este tipo seres, energeticamente falando. Precisamos de equilíbrio emocional, segurança em nós mesmas, muito muito autoconhecimento para que este período seja mais leve e consequentemente mais positivo!! Isso exige tempo e esforço, com nós mesmas!