Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

Os Cinco Estágios do Luto

De acordo com a literatura sobre luto, há cinco estágios pelos quais a maioria das pessoas passam após uma perda:

. Negação ou Isolamento: A pessoa tende a negar e evitar os sentimentos assim que recebe a notícia de que alguem está muito doente ou morreu.
. Raiva: Depois da negação, vem a raiva e a falta de controle diante da morte. A raiva pode ser dirigida aos familiares e amigos, mas muitas vezes é dirigida à pessoa que morreu.
. Barganha: Fase em que as pessoas tentam racionalizar a morte e evitar as mudanças desencadeadas. "Se eu tivesse feito isso... falado com tal pessoa... procurado uma outra opinião..."
. Depressão: Tristeza normal depois da perda de uma pessoa querida. É importante expressar suas necessidades. Alguns precisam de um tempo para ficar só, outros querem mais tempos com as pessoas próximas. Depende da personalidade de cada um.
. Aceitação: Nem todos chegam a este estágio. Mas os que chegam conseguem sentir paz e aceitam a morte como parte natural da vida.

É importante lembrar que cada um vai experienciar estes estágios de acordo com a sua relação com a pessoa que morreu e seu entendimento sobre a perda.

Matéria do JUCA - edição n°15 - Novembro de 2007

Nenhum comentário: