Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

Bezerra de Menezes


Antes mesmo de sua estréia, o filme ‘Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito’, que narra a trajetória de vida do médico e médium cearense Adolfo Bezerra de Menezes, já dá o que falar. Segundo relatos da equipe, acontecimentos sobrenaturais teriam ocorrido nas filmagens, dirigidas por Glauber Filho.

“Certa vez, tínhamos pouquíssimo tempo para gravar cenas finais em uma locação no interior do Ceará. Caía uma chuva torrencial. Quando pensávamos que estaria tudo perdido, de repente a chuva parou e veio o sol. Conseguimos rodar as cenas e, assim que terminamos, a tempestade voltou. Não sei se poderia ser algo espiritual, mas realmente nos impressionou”, conta Glauber.

Outro fato misterioso ocorreu com um dos membros da equipe. “Ele estava muito doente e não poderia mais participar. Noite anterior ao dia em que ele teria que abandonar de vez as filmagens, ele sonhou que era atendido por uma junta médica. No outro dia, amanheceu curado”, relata o diretor.

Seria a presença espiritual do médium? Seguidores da doutrina acreditam que sim. “Doutor Bezerra ajudou essa pessoa para que ela contribuisse nessa obra. De acordo com o merecimento, a pessoa pode ter a dádiva de ser atendido por espíritos médicos enquanto dorme. Kardec chamava de ‘viagem astral’”, explica a médium Cléia Gonçalves, 61 anos, presidente da Sociedade Espírita Ramatis, na Tijuca.

O ator Carlos Vereza, que vive o médium Bezerra de Menezes no longa, revela que sentiu a presença do médico. “Era uma energia forte, como se estivesse banhado por luz. Eu me senti honrado. Ele tinha missão de absoluto desapego aos bens materiais. Foi muito emocionante interpretá-lo”, descreve.

Caio Blat, que vive um militar no filme, não quer levar para o lado da paranomalidade. “Acho que falar dos fenômenos ocorridos reduz um pouco da importância do filme, que propõe uma reforma moral e a caridade como bandeira.

Nosso mundo é cercado de vida espititual. O clima nos bastidores era de afeto e harmonia. Tudo deu certo e gravamos o filme em tempo recorde”, diz.

Médico que ajudou os pobres

O médico cearense Adolfo Bezerra de Menezes é uma das mais destacadas personalidades na história do Espiritismo. Nascido em uma pequena localidade do interior do Ceará, Riacho do Sangue (hoje Jaguaretama), em 29 de agosto de 1831, ele ficou conhecido como ‘médico dos pobres’, por exercer caridade e levar a cura para os mais necessitados.

A expectativa dos seguidores da doutrina espírita é de que o longa dissemine a mensagem que o médico sempre pregou. “O filme pode ser homenagem a ele, mas acredito que os maiores homenageados somos nós, que teremos a oportunidade de conhecer o exemplo máximo de humanidade que foi o Doutor Bezerra”, diz Tânia Fernandes, diretora cultural da Sociedade Espírita Ramatis.

“As pessoas sairão do cinema com a fé estimulada, que é o que temos de mais precioso”, completa a médium Carmen Sanchez.


Matéria enviada pelo nosso irmão Paulo Costa

Um comentário:

Anônimo disse...

Nós já assistimos e gostamos muito!

Abçs,

Patrícia