Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

Linhas, Falanges e Legiões

Vamos tentar discorrer sobre Linhas de Umbanda, Falanges e Legiões. Pretendo continuar na linha que venho utilizando, ou seja, sem declarar-me Zelador de Santo ou Expert de alguma forma. Não tentarei modificar ou ensinar qualquer coisa que seja, apenas apresentar percepções diferentes, na intenção de que cada um possa, formar o seu próprio ponto de vista. Devemos no entanto, mantermo-nos distante da vaidade e da presunção da verdade única e pessoal. Mesmo que não concordemos com determinadas afirmações, é seguro que entendamos ser difícil qualquer idéia sobre Umbanda estar completamente certa ou completamente errada. Os diversos entendimentos sobre suas origens, a mescla com fundamentos de outras religiões e a metamorfose que sofre de determinadas culturas, até mesmo regionais, para outras, fazem com que conhecimentos, sentimentos e posições possam ser aceitos no seu todo ou apenas em partes.
Assim sendo, para que tenhamos um ponto de vista razoável sobre esta matéria é necessário que nos posicionemos de alguma sorte sobre as origens da Umbanda. Esse procedimento será muito importante para que possamos entender ou manifestar algum tipo de consideração pessoal.

Antes de mais nada, vamos colocar algumas definições:

LINHA - Grupo de entidades que pertencem a determinada vibração de um Orixá. Tal Orixá representa a Linha.
LEGIÃO - Cada linha é composta de Legiões e cada Legião tem um chefe que será uma entidade espiritual de grande força e luz.
FALANGE - São todos as entidades que participam daquela Legião e produzem o trabalho espiritual necessário.

Desde que conheci a Umbanda e dela faço parte, sempre ouvi falar em Linhas. " Tal Caboclo é da linha de Ogum, outro era da Linha de Xangô", " Determinada entidade era feita em sete linhas", há até a Vela das sete linhas, que é uma vela comum de sete dias sendo no entanto confeccionada em sete cores distintas.

Essas considerações são bem comuns, entretanto é visível as diferenças de Linhas para uma mesma entidade. Pude perceber tais diferenças com mais intensidade, nas oportunidades que tive de perceber culturas diferentes em regiões diferentes ou até mesmo por considerações diferentes.

Fonte: http://br.geocities.com/rsnsolo/linfalegttl.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto! Esclarecedor e direto. Para mim foi esta leitura foi de grande valia.

Abraços fraternos,

Paty