Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

Definindo a obsessão

A obsessão é o domínio que os espíritos inferiores adquirem sobre algumas pessoas, provocando desequilíbrios psíquicos, emocionais e orgânicos.
Esta é a definição básica que Allan Kardec deu a ela. Como causa fundamental da obsessão, o Codificador apontou a fraqueza do organismo moral dos pacientes.
Fundamentados em suas palavras, é que desenvolveremos as orientações existentes neste estudo.

A Doutrina ensina que todos nós recebemos a influencia dos bons e dos maus espíritos.
Trata-se de um processo natural por meio do qual a criatura é estimulada à experiência evolutiva quando vice na matéria. No entanto, quando um Espirito atrasado se apega a uma pessoa e sua influencia perniciosa torna-se constante, podemos classifica-la como obsessão.

Os sintomas que caracterizam a obsessão variam de caso para caso, desde simples efeitos morais, passando por manias, fobias, alterações emocionais acentuadas, mudanças na estrutura psicológica, produzindo a loucura.

No tratamento da obsessão é preciso saber distinguir seus efeitos daqueles causados pelas influencias naturais, mais ou menos passageiras, e das alterações emocionais oriundas do próprio psiquismo do paciente.

Há muita confusão entre essas coisas. Existem pessoas que procuram o centro espiritas, portanto, desequilíbrios psicológicos, mas que necessitam do apoio de terapeutas. A relação com a vida, ou a própria educação, trouxeram-lhes traumas e condicionamentos que as fazem sofrer.

 O estudo da Doutrina Espirita e as palestras públicas podem ajuda-las, mas o atendente não deve dispensar a analise do problema e a competente orientação profissional, quando achar necessário. É evidente que o entrevistador ou dirigente do centro espirita precisa saber diferenciar a obsessão da problemática pessoal.

Existem algumas regras gerais que facilitam a investigação, mas o que vai ajudar mesmo será a experiência. A obsessão apresenta alguns sinais característicos, que o trabalhador aparente a conhecer.

Na obsessão, observa-se um constrangimento da vontade, um incomodo que parece não ceder. Na simples influencia de sofredores, isso não ocorre. Observa-se uma tristeza apática, uma melancolia sem maior gravidade.

Alguém pode estar alterado emocionalmente, influenciado por um espirito sofredor, sem com isso estar obsediado.

Fonte: apostila CCOSO

A todas as mulheres a nossa homenagem

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Parabéns a todas as mulheres por este dia tão especial.

Inspiradas em Iansã e Obá estão àquelas mulheres guerreiras que com determinação alcançam seus objetivos e asseguram vitórias e conquistas para sua vida, parabéns mulheres!

Inspiradas em Iemanjá estão àquelas mulheres que tem especial dedicação a maternidade e as crianças e que dão apoio a todos e mantêm a harmonia de nossa estrutura familiar, parabéns mulheres!

Inspiradas em Oxum estão àquelas mulheres que através do poder fecundador e da sensualidade trazem a vida na terra e nos dão o apoio de mãe zelosa, cuidadosa e vaidosa, dona de grande sabedoria e de beleza interior e exterior, parabéns mulheres!

Inspiradas em Nanã estão àquelas mulheres que alcançaram a melhor idade e a plenitude da maturidade e nos orientam e trazem tranquilidade através do seu profundo e verdadeiro conhecimento da vida, parabéns mulheres!

Essa é nossa singela homenagem e desejamos a todas as mulheres muita força, coragem, suavidade, sensualidade, beleza e determinação para seguir na longa jornada da vida com o exemplo de dignidade e força representadas pelas nossas orixás femininas. Parabéns mulheres, nós merecemos um feliz “Dia Internacional da Mulher”!

Com a colaboração de Roberto Alaby

A lição do Bambu Chinês

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto,não se vê nada, por aproximadamente 5 anos exceto lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu,mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então, no final do 5º. Ano, o bambu chinês, cresce até atingir a altura de 25 metros. Um escritor de nome Covey escreveu: Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês.
Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o  eu 5º Ano chegará, e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava.
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de ossos sonhos, de nosso trabalho, especialmente de um projeto fabuloso, que envolve mudanças... de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do
bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão. Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!!! É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.

A mulher e o lobo

Uma mulher saudável é muito parecida com um lobo, grande força de vida, doação de vida, ciente de seu território, intuitiva e leal. Porém, a separação de sua natureza selvagem faz com que uma mulher torne-se escassa, ansiosa, e temerosa.

A natureza selvagem contém a medicina para todas as coisas. Ela transporta estórias, sonhos, palavras e canções. Ela carrega tudo que uma mulher precisa ser e saber. Ela é a essência da alma feminina...

Com a natureza selvagem como aliada e professora, nós não vemos apenas com através de nossos olhos, mas através dos muitos olhos da intuição. Com a intuição nós somos como uma noite estrelada, nós observamos o mundo através de milhares de olhos.


Isto não significa perder as socializações básicas de uma pessoa. Isto significa totalmente o oposto. A natureza selvagem tem uma integridade vasta com ela. Significa estabelecer território, encontrar o grupo de uma pessoa, estar em um corpo com certeza e orgulho, falar e agir a favor de si mesma, estar consciente, extrair os poderes naturais da intuição feminina e elevar-se com dignidade, proceder como um ser poderoso que é amistoso, mas nunca domesticado.

A mulher selvagem é aquela que troveja na face da injustiça. Ela é aquela pela qual nós abandonamos o lar para procurar e aquela pela qual nós retornamos ao lar. Ela é intuição, consegue ver longe, ouvir profundo, e ela tem um coração leal.

Ela deve vagar pelas antigas sendas, defender seu conhecimento instintivo, orgulhosamente ostentar as cicatrizes de batalha de sua época, escrever seus segredos em paredes, recusar ser envergonhada, liderar o caminho, ser astuta e usar sua perspicácia feminina.


Onde podemos encontrá-la? Ela caminha nos desertos, cidades, florestas, oceanos, e na montanha da solidão. Ela mora nas mulheres em todos os lugares: em castelos com rainhas, nos escritórios e nos ônibus noturnos para os subúrbios.

Ela mora em um local distante que abre caminho através de nosso mundo. Ela mora no passado e é convocada por nós. Ela está no presente. Ela está no futuro e caminha de volta no tempo para nos encontrar agora.

Mulher selvagem sussurra as palavras e os caminhos para nós, e nós a seguimos. Ela corre à nossa frente, mas para e espera para ver se nós a estamos alcançando. Ela tem muitas coisas para nos mostrar.


Quer você possua um coração simples ou ambicioso, quer você esteja tentando alcançar o grande sucesso ou apenas atingir o dia de amanhã, a natureza selvagem pertence a você.

Não seja uma tola. Volte e fique sob aquela flor vermelha e caminhe, direto em frente para superar a última milha mais difícil. Escale até a caverna, rasteje através da janela de um sonho, examine o deserto e veja o que você encontra. É o único trabalho que temos que fazer.


Sem nós, a mulher selvagem morre. Sem a mulher selvagem, nós morremos. Para a verdadeira vida, ambos devemos viver.


O instinto maternal em cada um de nós é a Medicina do Lobo. Pois o Lobo é uma progenitora, e um progenitor. De forma simplificada, isto significa que o lobo detém a energia paternal e maternal em sua vibração. Esta é a verdadeira Medicina do Lobo. A Medicina do Lobo com a qual uma mulher caminha, que ela chama de intuição, é o Lobo amigo dela. No antigo caminho, o lobo amigo era conhecido por vir ao vilarejo proteger as crianças.
Esta energia do lobo amigo vem do sobrenatural. É a parte sobrenatural da mulher que sabe como alterar seu amor, sua intenção, e suas habilidades de criação para a forma do Lobo. Assim, ela vem ao vilarejo na forma de uma Loba, para proteger as crianças e os mais velhos carentes.



Com a colaboração de Roberto Alaby

MAS ATÉ LÁ...

Muitas pessoas buscam os templos, terreiros ou tendas de Umbanda nos momentos que aparecem as dificuldades no caminho de cada uma delas.

Dentro desse grupo vamos encontrar alguns irmãos que da posição de assistentes passarão para a de trabalhadores.

Mas o que vem a ser um verdadeiro tarefeiro de Umbanda?

O verdadeiro tarefeiro de Umbanda é aquele que dentro de si já carrega o branco da Bandeira de Pai Oxalá muito antes de vestir-se com a indumentária inerente a sua apresentação exterior!

O verdadeiro tarefeiro de Umbanda é aquele que não se envergonha da Religião abraçada e nem se esconde quando lhe perguntam:
Qual a sua Religião?

O verdadeiro tarefeiro de Umbanda é aquele que muitas vezes será o primeiro a chegar ao terreiro e o último a sair após o encerramento de uma sessão!

O verdadeiro tarefeiro de Umbanda é aquele que se doa na prática da caridade a fim de beneficiar ao próximo sem contar os minutos despendidos no atendimento, nem tampouco, a quantidade de vezes que atendeu ao mesmo consulente.

Há pessoas que necessitam ouvir por muitas vezes as mesmas informações, para que depois elas saiam do campo do racional encontrando morada nos seus corações!

O verdadeiro tarefeiro de Umbanda é aquele que demonstra a sua Religião através de seus atos!

O verdadeiro tarefeiro de Umbanda renasce ao encontrar a sua Casa e ao encontrá-la assume um compromisso com o Astral Superior de progresso para ambas as partes, pois se a Casa cresce é sinal que o tarefeiro compreendeu o convite da Umbanda, e se colocou a disposição da mesma!

Hoje ainda encontramos no meio umbandista pessoas que tentam se esconder de seus compromissos.

E aí nego velho pergunta:

Até quando meus filhos irão se esconder?

A quem meus filhos suncês querem enganar?

A Zambi que a tudo vê?

Quando chegará o dia que alguns filhos admitirão a sua herança cósmica e a sua brasilidade?

Quando esse dia chegar com toda certeza todos os pretos e pretas velhas entoarão o verdadeiro “hino de liberdade!”.

Liberdade da consciência escrava do preconceito!

Liberdade da forma em detrimento da essência!

Liberdade do uso do pronome “meu” para “nosso”!

Liberdade do “eu interior” que assumiu sua real identificação!

Até lá os negos veios nas suas tendas continuarão trabalhando para que a mensagem da Umbanda anunciada pelo Caboclo das 7 encruzilhadas em solo brasileiro seja compreendida e vivenciada pelos filhos de fé que militam na Umbanda!

Mas, até lá...

Pai Firmino do Congo
Em 19/10/2006,
Mãe Luzia Nascimento.



Com a colaboração de Roberto Alaby