Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

A hierarquia na casa de Umbanda


A hierarquia de uma terreiro de umbanda deve ser respeitada por todos os participantes (médiuns e assistenciados). 

O pai ou mãe-de-santo dita as regras e a filosofia da casa, amparado pelos seus Guias e Orixás, onde as mães e pais-pequenos são seus auxiliares diretos, os capitães que cuidam da gira, de sua ordem e dos médiuns. 


Os ogans cuidam do louvor aos Orixás e Guias, no conjunto dos atabaques, no entoar dos cânticos de fé (ao chamá-los, durante os trabalhos e em sua partida) utilizados no terreiro, também auxiliando nos trabalhos, oferendas e obrigações. 

Diz uma máxima que: "quem não sabe obedecer, jamais saberá mandar. Mas a obediência dentro de um terreiro de Umbanda não se faz mediante uma "cegueira" ou apenas no cumprir ordens. Se faz no aprendizado, na troca de conhecimentos, no saber passado pelos Sacerdotes e pelos Guias. É a obediência e respeito à sabedoria, permitindo o questionamento inteligente para obter o conhecimento do que é feito, porque é feito, como é feito, quando é feito, por quem é feito, para que é feito. 

A Hierarquia também observa o cumprimento das regras do terreiro. Onde os médiuns não fazem o questionamento das mesmas de maneira leviana, pois não são de natureza do saber, mas da natureza da ordem, da disciplina, do respeito aos assistentes, do respeito aos outros médiuns, do respeito aos Guias e Orixás, e do respeito aos próprios Sacerdotes. As regras também ditam a limpeza, o comportamento, o asseio, o comportamento durante as sessões e nas giras, a importância da vestimenta limpa de trabalho, e o decoro da vestimenta profana. 

A Hierarquia também deve ser observada pelos assistenciados no respeito e no trato aos Sacerdotes da casa de Umbanda. Assim como, também devem cumprir e respeitar as regras morais e comportamentais impostas pela casa, (no vestir, no falar, no comportamento, nas atitudes, no pensamento), para que haja um bom andamento dos trabalhos, na sua harmônizaçao e em sua tranqüilidade. 

Este conjunto de coisas, na observância da importância da hierarquia e da própria ordem advinda dela, fazem a comunhão da união e preserva a integridade dos trabalhos realizados dentro de um terreiro de Umbanda. 

Texto de Etiene Sales. 
Sacerdote, Administrador e Cientista da Religião 
http://www.umbanda.etc.br 

Nenhum comentário: