Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

Exu Mirim


Mais um Mistério Divino, assim como Exú e Pombagira, não são demônios e muito menos “espíritos de moleques de rua”. Exu Mirim – Exu “pequeno”.Esse pequeno é somente no nome que carrega, porque ele é gigante em sua atuação e dentro do seu mistério divino. Uma das funções de Exu Mirim é regredir os espíritos que atentam contra os princípios da vida e contra a paz e a harmonia entre os seres. Falou em intenções, falou em Exu Mirim.
Eles também refletem as más intenções das pessoas que os incorporam e sabem exatamente qual é a real intenção de um consulente, mas também sabem esgotar os vícios de seus médiuns.Não são os Erês. Por favor, não confundam mais os seus Exus Mirins com os Erês da Direita. Erê é Erê com seu mistério dentro da criação Divina e Exu Mirim é Exu Mirim e pronto.São encantados da esquerda, são irrequietos, atentos, curiosos, mas nunca mal educados ou desrespeitadores e são linhas de trabalho com um mistério próprio, nunca encarnaram. Eles vêm do plano Dual e encantado, são de outra realidade, provenientes da sétima dimensão à esquerda da que nós vivemos. Eles entram em lugares e em campos que o Exu e Pombagira não entram ou não querem entrar. Entram e saem sem serem vistos.
Possuem o fator descomplicador e desirritador. As coisas estão complicadas? Chama Exu Mirim; Você está irritado por demais? Chama Exu mirim que ele vai te ajudar, desde que suas intenções sejam realmente boas para consigo e seu semelhante. No livro Orixá Exu Mirim, Rubens Saraceni explica: “Exu Mirim, enquanto mistério Divino que se auto realiza e se aplica a tudo e a todos, vive e atua nos limites nebulosos que separam os dois planos de uma mesma coisa (...) tudo dependendo das intenções íntimas de cada um e de todos em geral”.

No mesmo livro da editora Madras, há ainda a passagem: “Podem nos imputar todos os defeitos e vícios
humanos que não ligamos a mínima, porque somos refletores das más intenções de quem nos incorpora. Mas, que ninguém se esqueça de que, ao incorporarmos em nossos médiuns e nos comportarmos de forma chula ou mal-educada, antes dela ser nossa já era dele. Portanto que cada um eduque sua “criança interior” que , aí sim, seremos mais educados, mas não muito certo? Afinal, podemos ser pequenos, mas não somos bobos, pois sabemos muito bem como são os humanos! E que não nos esqueçam nas suas esquerdas, porque, se sem Exu não se faz nada, sem Exu Mirim nem o NADA se é possível fazer!!”.O comportamento de uma entidade depende da doutrina, do conhecimento, do aperfeiçoamento do seu médium, por isso eu bato na tecla, vamos estudar, conhecendo os mistérios divinos saberemos como lidar com eles e assim
seremos úteis à Deus, aos nossos semelhantes e a nós mesmos.

Como diz o ponto de Umbanda:

“Ele não podia faltar
Na sua encruza sempre a trabalhar
Ele é Exu Mirim é protetor da
Porteira desse congá...”


Laroyê Exu Mirim, senhor das
nossas intenções! Exú Mirim é Mojubá!


Por: Carla Real



A Defumação: seus efeitos astrais e físicos




''Defuma com as ervas da Jurema, defuma com
 arruda e guiné Benjoim, alecrim e alfazema vamos defumar filhos de fé''...


 Deus, perfeito em sua criação, dotou o Homem de vários sentidos, para que seu espírito tivesse assim portas de comunicação com o mundo físico, ajudando-o a viver, integrar-se e evoluir nesta escola chamada Terra. Dentre estes sentidos está o olfato, que ao captar os aromas, nos despertam lembranças e associações, aflorando nossas emoções e fazendo-nos rir, ou chorar de saudades.
 Quem já não voltou ao passado, sentindo fragrâncias que fizessem lembrar a infância distante? Ou, para nós umbandistas, que ao sentirmos o aroma provindo do charuto ou cachimbo, não lembramos imediatamente de nossos queridos Pretos Velhos e Caboclos ?!. Assim, através dos aromas podemos ficar relaxados, agitados, próximos ou afastados de pessoas, coisas ou lugares. Por este motivo, os templos do Egito antigo, dos Hindus, Persas, e hoje os templos umbandistas, católicos, esotéricos etc. Sensibilizam o olfato através dos odores da defumação, harmonizando e aumentando o teor das vibrações psíquicas, produzindo condições de recepção e inspiração nos planos físico e espiritual.
 Além de influenciar em nossas vibrações psíquicas, as ervas utilizadas na defumação são poderosos agentes de limpeza vibratória, que tornam o ambiente mais agradável e leve. Ao queimarmos as ervas, liberamos em alguns minutos de defumação todo o poder energético aglutinado em meses ou anos no solo da Terra, absorção de nutrientes dos raios de sol, da lua, do ar, além dos próprios elementos constitutivos das ervas. Deste modo, projeta-se uma força capaz de desagregar miasmas astrais que dominam a maioria dos ambientes humanos, produto da baixa qualidade de pensamentos e desejos, como raiva, vingança, inveja, orgulho, mágoa, sensualidade etc.
 Existem, para cada objetivo que se tem ao fazer-se uma defumação, diferentes tipos de ervas, que associadas, permitem energizar e harmonizar pessoas e ambientes, pois ao queimá-las, produzem reações agradáveis ou desagradáveis no mundo invisível. Há vegetais cujas picantes ou corrosivas, que põem em fuga alguns desencarnados de vibração inferior. Os antigos Magos, graças ao seu conhecimento e experiência incomuns, sabiam combinar certas ervas de emanações tão poderosas, que traçavam barreiras intransponíveis aos espíritos intrusos ou que tencionavam turbar-lhes o trabalho de magia.
 Apesar das ervas servirem de barreiras fluídico-magnéticas para os espíritos inferiores, seu poder é temporário, pois os irmãos do plano astral de baixa vibração são atraídos novamente por nossos pensamentos e atos turvos, que nos deixam na mesma faixa vibratória inferior (Lei de Afinidades). Portanto, vigilância quanto ao nível dos pensamentos e atos.
 Convém lembrar que ao manipular o defumador, deve-se estar concentrado, a fim de se potencializar seus efeitos, impedindo assim que este ato litúrgico-magístico de limpeza psico-espiritual se transforme apenas em ato mecânico de agitação do turíbulo.

Salve a Defumação !!!
Saravá!!!

Por: Jornal Umbanda Hoje