Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

Precipitação

A precipitação responde por muitos males que afligem o homem.
Um comportamento ansioso leva a estados de perturbação, geradores de sofrimentos perfeitamente evitáveis.
Sob o estigma da ansiedade as atitudes são incorretas, fomentando resultados inadequados à edificação interior.
O exercício da calma, por isso mesmo, faz-se imprescindível para uma jornada harmônica face às perplexidade que a vida moderna impõe.
A calma ensina a esperar pelos resultados de qualquer realização, que não podem ser antecipados.
O ritmo do tempo é inalterável, razão por que os acontecimentos sucedem naturalmente dentro de espaços que não podem ser modificados.
A instância da precipitação o homem ouve e vê mediante óptica deformada, que mais o perturba, desde que obnubilando-lhe o discernimento, precipita-o em despenhadeiros de infortúnios.
Há tempo de semear, sendo, portanto, compreensível que chegará o tempo de segar.
Inutilmente se pretenderá com êxito precipitar os fenômenos da vida, entre a germinação e a frutescência do grão.
No campo moral, o mecanismo é equivalente.
Cada fase tem um período próprio; cada ocorrência seu instante azado.
Reúne as tuas forças morais na disciplina do equilíbrio, não precipitando sucessos que devem seguir o seu curso normal.
Consciente de que somente te ocorrerá o que esteja na tua programação cármica, não sofras por antecipação, propiciando estados de ansiedade e amargura, que poderiam ser evitados.
Quando suceder que o sofrimento desabe sobre ti, enfrenta-o com nobreza, sabendo que o mesmo se te faz necessário, como forma de crescimento para a vida e de recuperação pessoal, na contabilidade dos valores espirituais.
Disse Jesus: “Somente caem as folhas das árvores pela vontade de Deus”, demonstrando que toda ocorrência está subordinada a leis que comandam todos os fenômenos do Cosmo.
Da mesma forma, sucedem no teu universo pessoal, acontecimentos a que fazes jus e de que necessitas.
Tem, portanto, paciência e não te precipites nunca.
Arrepender-te-às pela decisão arroubada, ansiosa, e nunca por aquela que nasce da reflexão e da calma.
Se parecer-te impossível suportar em paz os problemas que te angustiam, recorre à oração e deixa-te acalmar pela blandícia do intercâmbio entre ti, que rogas, e a Divindade que te responde, asserenando-te e poupando-te à precipitação.

fonte:Do livro “Receita de Paz”, Psicografia de Divaldo P. Franco

Uns...

*"Uns queriam um emprego melhor; outros, um emprego...
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, apenas uma refeição...
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver...
Uns queriam ter pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais...
Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar...
Uns queriam ter voz bonita; outros apenas falar...
Uns queriam o silêncio; outros, ouvir...
Uns queriam um sapato novo; outros, ter pés...
Uns queriam um carro; outros, andar...
Uns queriam o supérfluo...
Outros, apenas o necessário..."

(Chico Xavier)

O Terreiro ( Espaço Sagrado e as Posturas)

“Umbanda tem fundamento, é preciso preparar...”

Para que esta doutrina de Umbanda não se transforme em letra morta ou palavras ao vento, na pratica cotidiana, é preciso que nossos terreiros sejam modelos de virtude dela.

Templo tem função nobre, muito maior do que podemos imaginar ou ver com olhos carnais. Nesses locais, existe um campo eletromagnético criado pelas irradiações Divinas que o inundam de essências religiosas despertadoras da fé. No seu lado etérico ou espiritual, cada Templo assemelha-se a uma célula viva, que hora se expande, ora se contrai, de acordo com as necessidades. Nossos templos são espaços consagrados às divindades e aos rituais religiosos da Umbanda. Espaço físico do templo acolhe aqueles que ali trabalham e os frequentadores de suas atividades. Mas, cada templo tem seu correspondente espaço etérico, seu grau vibratório e magnético, semelhante a uma tela vibratória. Nesse espaço etérico especifico, ressonarão toas as ações voltadas ao bem geral, iniciadas dentro do templo, protegidas, amparadas e estimuladas pelos mentores espirituais.

Sagrado é o Templo e sagrado deve ser o umbandista; silencioso e com respeito integrando-se em espirito as coisas de Deus e tornando-se seu manifestador.
Sempre que adentramos em um Templo, devemos pedir licença e comportarmo-nos religiosamente, ainda mais se ele for de nossa religião, pois é o local onde nos conectamos com o Divino Criador,
Não devemos jamais levar nossos vícios para os espaços sagrados, e nossa conduta nesses locais deve ser de extrema cerimonial idade, cuidado e respeito. Esse lugar é incompatível com conversas, brincadeiras, mexericos, comércio, vícios, futilidades, lixos e qualquer outra inconveniência. O terreiro é um espaço sagrado e não clube de amigos.
Todos devem estar irmanados no amor, na fé e nas atitudes, pois a postura é o modo pelo qual Deus se manifesta por meio de cada um, para o seu semelhante. Portanto, nossa postura deve ter coerência com o “espelhar o Pai”
Os praticantes de uma religião são membros de uma família e , em uma família desunida e em desarmonia, não se podem realizar grandes coisas. Portanto, não deve haver conflito de autoridade, desrespeito com o chefe da casa, com os irmãos ou com o publico.
O corpo de trabalho, além das atitudes adequadas, tem de estar em prontidão, em sintonia com o chefe da casa. Deve ter compreensão profunda no momento sagrado e bastante clareza da fronteira entre o profano e o sagrado.

Autor: Rubens Saraceni

Que eu não perca...

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo eu sabendo que as rosas não falam.
Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre.
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...
Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...
Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Que eu não perca o EQUILíBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia
Que eu não perca a VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim...
Que eu não perca a LUZ e o BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos...
Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda
são dois adversários extremamente perigosos.
Que eu não perca a RAZãO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.
Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIçA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.
Que eu não perca o meu FORTE ABRAçO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...
Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMíLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia.
Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado.
Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno...
E acima de tudo...
Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente,qu e um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois....

A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!

Amorosamente,

Francisco Cândido Xavier

Nossa Senhora Aparecida

O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros.Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.
A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

Criança

Por todas as crianças que um dia fomos e nunca deixaremos de ser, porque ser criança é ter uma pureza que só o céu pode explicar.
Por isso, todas as crianças do mundo deveriam ser muito felizes. São fonte de alegria, encantamento e possuem o dom de aquecer qualquer coração carente de amor.

Como surgiu o dia das crianças

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

fonte:http://www.portaldafamilia.org/datas/criancas/origemdcriancas.shtml

Anjos da Grarda

Quem cuida de seu filho quando ele não está sob seus olhos?
Você diz que, na escola, os professores são os responsáveis; que em seu lar, você tem uma babá igualmente responsável.
Enfim, você sempre acredita que alguém, quando você não estiver por perto, estará de olho nele.
Parentes, amigos, contratados à parte, há, também, uma proteção invisível que zela por seu filho.
Você pode dizer que é seu anjo de guarda, seu anjo bom. A denominação, em verdade, não importa.
O que realmente se faz de importância é esta certeza de que um ser invisível debruça sua atenção sobre seu filho, onde quer que ele esteja.
E também sobre você. Não se trata de uma teoria para consolar as mães que ficam distantes de seus filhos longas horas.
Ou para quem caminha só nas estradas do Mundo. Refere-se a uma verdade que o homem desde muito tempo percebeu.
Basta que nos recordemos de gravuras antigas que mostram crianças atravessando uma ponte em mau estado, sob o olhar atento de um mensageiro celeste.
Ou que evoquemos o livro bíblico de Tobias, onde um anjo acompanha o jovem em seu longo itinerário, devolvendo-o ao pai zeloso, são e salvo.
É doce e encantador saber que cada um de nós tem seu anjo de guarda. Um ser que lhe é superior, que o ampara e aconselha.
É ele que nos sussurra aos ouvidos: Detenha o passo! Acalme-se! Espere para agir!
Ou nos incentiva: Vá em frente! Esforçe-se! Estou com você!
É esse ser que nos ajuda na ascensão da montanha do bem. Um amigo sincero e dedicado, que permanece ao nosso lado por ordem de Deus.
Foi Deus quem aí o colocou. e ele permanece por amor de Deus, desempenhando o que lhe constitui bela, mas também penosa missão.
Isso porque em muitas ocasiões, ele nos aconselha, sugere e fazemos ouvidos surdos. Ele se entristece, nesses momentos, por saber que logo mais sofreremos pela nossa rebeldia.
Mas não afronta nosso livre-arbítrio. Permanece à distância, para agir adiante, outra vez, em nova tentativa.
Sua ação é sempre regulada, porque, se fôssemos simplesmente teleguiados por ele, não seríamos responsáveis pelos nossos atos.
Também não progrediríamos, se não tivéssemos que pensar, reflexionar e tomar decisões.
O fato de não o vermos também tem um fim providencial. Não vendo quem o ampara, o homem se confia a suas próprias forças.
E batalha. Executa. Combate para alcançar os objetivos que pretende.
Não importa onde estejamos: no cárcere, no hospital, nos lugares de viciação, na solidão, ele sempre estará presente.
Esse anjo silencioso e amigo nos acompanha desde o nascimento até a morte. E, muitas vezes, na vida espiritual.
E mesmo através de muitas existências corpóreas, que mais não são do que fases curtíssimas da vida do Espírito.

Redação do Momento Espírita, com base nos itens 492, 495 e 501 de
O livro dos espíritos, de Allan Kardec, ed. Feb.

Requisitos Básicos da Umbanda

1 – Não é para predizer o futuro, mas prepará-lo feliz através de suas lições.
2 – Não derroga as leis imutáveis de Deus, mas age dentro delas.
3 – Não semeia a discórdia, mas une as criaturas.
4 – Não veio só para curar doenças, mas também para evitar os doentes.
5 – Não oferece a riqueza material, mas a espiritual.
6 – Não soluciona problemas materiais, mas orienta na solução.
7 – Não fabrica loucos, mas previne a loucura.
8 – Não veio sobrecarregar as criaturas, mas ajudá-las na carga dolorosa.
9 – Não semeia a descrença, mas aduba a frágil sementeira da fé.
10 – Não veio contrariar o Evangelho, mas confirmá-lo.
11 – Não espezinha o encarnado, mas lembra-lhe compromissos.
12 – Não veio obsediar os seres, mas afastar os obsessores.
13 – Não veio cegar os homens, mas abrir-lhe os olhos.
14 – Não faz curas milagrosas, mas ameniza aprovação.
15 – Não se rege por leis esdrúxulas, mas naturais desconhecidas.
16 – Não ensina a odiar, mas a se amarem uns aos outros.
17 – Não é mais uma seita concorrente, mas a religião reveladora.
18 – Não destrói o homem-matéria, mas aprimora o anjo que está dentro dele.
19 – Não carrega a cruz do pecador, mas anima-o na jornada redentora.
20 – Não provoca o pranto do que chora, mas enxuga-lhe as lágrimas.
21 – Não aponta o céu por caminhos geográficos, mas pela via interior.
22 – Não limita a vida à pedra sepulcral, mas estende-a além do horizonte da morte.

fonte:http://caboclotabajara.blogspot.com

Festa de Cosme e Damião 2011

Casa em São Gonçalo, no RJ, onde umbanda foi criada é demolida

Parte da história de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e da umbanda está em ruínas. Uma casa onde aconteceu o primeiro encontro da religião, no início do século passado, foi demolida. A denúncia foi publicada no Jornal Extra. O imóvel era reivindicado como patrimônio histórico.
Cartazes simples, com palavras fortes foram usados para protestar contra a destruição de parte da história religiosa do Brasil. Foi em Neves, São Gonçalo, que a umbanda foi criada há 103 anos. No lugar da casa onde aconteceram as primeiras sessões está sendo construído um prédio.

Do alto, em imagens feitas por helicóptero, é possível observar a casa, praticamente em ruínas. Berço do que é considerada a única religião 100% brasileira.
A propriedade foi vendida em 2010. Representantes da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa questionam a prefeitura do município, que não impediu a venda e nem tornou o imóvel patrimônio histórico do município.

“A umbanda nasceu aqui, então esta perda é um dano irreparável”, disse uma representante da religião.

Centro espírita
Em outra parte da cidade, a prefeitura desapropriou o terreno onde, há 40 anos, existe um centro espírita. O projeto é construir uma vila olímpica. Representantes da comissão conseguiram ser recebidos na prefeitura na tarde desta quinta-feira (6). A prefeitura Aparecida Panisset não compareceu ao encontro. No lugar dela, foi o chefe de gabinete.
"Que ele desaproprie o imóvel, e também que ele suspenda a desapropriação do outro imóvel, que é religioso, a Constituição garante esse direito. E o governo federal está dizendo que ajuda, coloca o Ministério da Cultura para ajudar a fazer o museu da umbanda, esta é a proposta", explicou Ivanir dos Santos, integrante da comissão.

A prefeitura de São Gonçalo informou, em nota, que não pretende demolir a sede do centro espírita. Sobre a casa onde foi fundada a umbanda, a prefeitura afirmou que vai estudar o tombamento do imóvel, mas enquanto se tratar de uma propriedade particular, não tem como impedir que o trabalho de demolição da casa continue.

fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/10/casa-em-sao-goncalo-no-rj-onde-umbanda-foi-criada-e-demolida.html

Super Interessante de Outubro


Ciência espírita
Eles são cientistas. E eles acreditam em espíritos e reencarnação. Agora, estão usando o laboratório para tentar provar que isso existe.

Viva sem medo de ser Feliz

O que eu tenho não me pertence, embora faça parte de mim. Tudo o que sou me foi um dia emprestado pelo Criador para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida. Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão. Há muito o que dar e o que receber; há muito o que aprender, com experiências boas ou negativas. Tente ver as coisas negativas que acontecem com você como algo que aconteceu por uma razão precisa.
E não se lamente pelo ocorrido; além de não servir de nada reclamar, isso vai te vendar os olhos, dificultando assim, continuar seu caminho. Quando não conseguimos tirar da cabeça que alguém nos feriu, estamos somente reavivando a ferida, tornando-a muitas vezes bem maior do que era no início. Nem sempre as pessoas nos ferem voluntariamente. Muitas vezes somos nós que nos sentimos feridos e a pessoa nem mesmo percebeu; e nos sentimos decepcionados porque aquela pessoa não correspondeu às nossas expectativas. E sabemos lá quais eram as nossas expectativas? Decepcionamo-nos e decepcionamos outras pessoas também. Mas, claro, é bem mais fácil pensar nas coisas que nos atingem. Quando alguém te disser que te magoou sem intenção, acredite nela! Vai te fazer bem. Assim, talvez, ela poderá entender quando você, sinceramente, disser que "foi sem querer". Dê de você mesmo o quanto puder! Sabe, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui. Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo para a reconciliação, nunca negue uma ajuda ao seu alcance, perdoe e dê de você mesmo. Seja uma bênção a todos que o cercam! Deus não vem em pessoa para abençoar, Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir essa missão. Todos nós podemos ser Anjos. A eternidade está em nossas mãos. Viva de maneira honrada, para que quando envelhecer, você possa falar só coisas boas do passado e sentir assim, prazer uma segunda vez ... e ter a certeza de que quando você se for, muito de você ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de te encontrar.

Chico Xavier