Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

Deficiências - Mario Quintana

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive

"Louco" é quem nao procura ser feliz com o que possui

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de meséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequena dores

"Surdo" é aquele que não tem tempo para ouvir o desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E,finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem fala com Deus

Pequenas Sugestões para melhorar nossos atendimentos mediúnicos


. Organize seus pensamentos
- Antes mesmo de chegar ao terreiro vá pensando nas suas prioridades. Durante a abertura dos trabalhos concentre-se e reflita sobre o que você almeja e o que realmente foi fazer lá. Uma boa consulta não é aquela que demora horas e sim aquela que é objetiva.

. Carregue somente sua Cruz - Estamos sempre pensando nos outros, nos nossos familiares, amigos ou mesmo inimigos. Concentre-se em você. Não isso não é egoísmo, é um caminho para a solução dos problemas.

. Vista-se adequadamente - Grande parte da população normal usa trajes de acordo com a situação e ocasião. Sim vivemos em um país predominantemente tropical e o calor beira ao absurdo, mas nada impede você de levar uma camiseta branca na sua bolsa e vesti-la instantes antes do atendimento. Não fique preocupado se essa camiseta extra combina com o restante do seu traje, o atendimento é para o espírito e não para a etiqueta da vestimenta. Terreiro não é passarela ou lugar para "azaração".

. Vibre sempre energias positivas - O número da sua ficha de atendimento é 40 e ainda estão chamando o 15? Parabéns! Isso significa que você terá mais tempo para refletir e pensar em como melhorar sua vida rezando num templo religioso! Reclamar, ficar levantando para fazer nada, cochichar e falar sobre futilidades é um grande favor que você faz ao baixo astral. Sim, toda energia trabalhada tem que fluir para algum lugar e graças à lei da afinidade você pode entrar no terreiro com um probleminha e sair com 40 novos problemões. Seja esperto, vibre sempre energia positivas, em silêncio e no seu quadrado.

. Contribua materialmente com seu terreiro - todo terreiro usa velas, pembas, ervas e artigos de charutaria. Todo estabelecimento consome água e utiliza energia elétrica. Todo local com muita gente precisa ser limpo também na matéria e para isso são utilizados vassouras, panos e produtos de limpeza. O trabalho espiritual acontece num local físico que precisa sem mantido em ordem para boa continuidade dos trabalhos. Ao ver um caixa de doações não finja que não viu. Não importa o valor e sim a sua boa vontade e compreensão de que o trabalho espiritual é grandioso e deve alcançar seu irmão, o seu próximo.

CONFIE EM VOCÊ MESMO E TENHA FÉ

Daniel Nakama - médium atuante do Centro de Umbanda Carismática.

Os Cinco Estágios do Luto

De acordo com a literatura sobre luto, há cinco estágios pelos quais a maioria das pessoas passam após uma perda:

. Negação ou Isolamento: A pessoa tende a negar e evitar os sentimentos assim que recebe a notícia de que alguem está muito doente ou morreu.
. Raiva: Depois da negação, vem a raiva e a falta de controle diante da morte. A raiva pode ser dirigida aos familiares e amigos, mas muitas vezes é dirigida à pessoa que morreu.
. Barganha: Fase em que as pessoas tentam racionalizar a morte e evitar as mudanças desencadeadas. "Se eu tivesse feito isso... falado com tal pessoa... procurado uma outra opinião..."
. Depressão: Tristeza normal depois da perda de uma pessoa querida. É importante expressar suas necessidades. Alguns precisam de um tempo para ficar só, outros querem mais tempos com as pessoas próximas. Depende da personalidade de cada um.
. Aceitação: Nem todos chegam a este estágio. Mas os que chegam conseguem sentir paz e aceitam a morte como parte natural da vida.

É importante lembrar que cada um vai experienciar estes estágios de acordo com a sua relação com a pessoa que morreu e seu entendimento sobre a perda.

Matéria do JUCA - edição n°15 - Novembro de 2007

Umbanda tem Fundamentos e é Preciso Preparar

Pipoca

Na Umbanda é usada nas oferendas para os Orixas Obaluayê, usando sempre as pipocas brancas, e Omulu usando também as pipocas queimadas (pretas)
Os banhos de pipoca sao rituais importantes e poderosíssimos para os médiuns. Para os banhos de cura e harmonização, feitas sem óleo e sal; nos banhos de descarrego o milho é estourado com azeite de dendê.
A pipoca tambem é elemento vegetal transformador e transmutador, portanto é muito usado nos rituais de cura, além disso os Guias fazem verdadeiras mandingas com apenas um punhado de pipoca nas mãos, favorecendo o astral dos consulentes.
Por Mãe Mônica Caraccio

Umbanda tem Fundamento e é Preciso Preparar


O Mel

Na Umbanda o mel é usado com freqüência, velas são acesas envolvidas por mel, nomes e fotos são envolvidos por mel sempre com a intenção de adoçar, apaziguar e harmonizar o espírito, inclusive relacionamentos.
Além disso o mel tem simbologia de alimentar o espírito com a essência mais pura da natureza, dessa forma aliviam-se os espíritos sedentos de pureza e famintos de boa energia.
Também é usado para curar feridas do espírito, ajudando a cicatrizar e curar mágoas.
Portanto o mel é bem usado nos casos de depressão e dores no corpo, quando a pessoa esta com sentimento vingativo acentuado ou sem compreensão das questões da vida, quando o corpo astral está sem energia, quando o médium está com dificuldade no sentido da fé e de ligar com o Divino
Mais do que unir casais, relacionamentos e pessoas o mel deve ser usado como um elemento que propicia a BOA COMUNICAÇÃO e a LIGAÇÃO.
Ou seja, o mel nos liga ao próximo e nos liga ao Divino, sempre de forma pura e desinteressada, é um excelente alimento para a alma.
Por Mãe Mônica Caraccio

Só com muita disciplina!

Sabemos que todos nós somos médiuns, afinal estamos no “meio”, estamos entre o céu e o inferno, entre as colônias e o umbral ou entre o alto e o embaixo, influenciando e sendo influenciados por forças superiores, tanto positivas quanto negativas. Ou seja, todos que se sentem abençoados por Deus, iluminados pelos anjos, envolvidos pelos Orixás, protegidos pelos Exus, guiados pelos Guias, atuados pelos quiumbas, … estão recebendo influências superiores, assim como espirituais, portanto são médiuns.

No entanto, quando nos colocamos de coração aberto diante de um Guia de Luz, sentimos nosso corpo arrepiar e estremecer ao som do estalar de dedos e de sua reza, percebemos o QUANTO somos médiuns, o QUANTO recebemos a influência superior e espiritual e o QUANTO somos abençoados. E a partir do momento em que nos aceitamos e nos entendemos como médiuns compreendemos que a mediunidade é um dom divino, pois é uma grande oportunidade de auxiliar ao próximo, seja encarnado ou desencarnado.

Vivenciamos a maravilhosa experiência de ‘fazer o bem, seja lá a quem’ e percebemos que só nos beneficiaremos desse dom se o exercermos na pura prática do bem. Além disso, somos capazes de vivenciar e sentir a força e a determinação dos Caboclos, a paciência, o amor, a simplicidade e a humildade dos Pretos Velhos, a alegria e a sabedoria dos Baianos, a proteção e a coragem dos Boiadeiros, a leveza e a pureza das Crianças, a mobilidade e a sensatez dos Marinheiros além, é claro, da força, determinação, paciência, amor, simplicidade, humildade, alegria, sabedoria, proteção, coragem, leveza, pureza, mobilidade, sensatez e da execução da Lei Divina dos Senhores Exus e Senhoras Pombagiras.

Simplesmente DIVINO!!!

Claro que para que tudo aconteça com harmonia o médium precisa ser disciplinado no cumprimento de suas obrigações e deveres. Isso mesmo, “ser médium” todos são, algumas pessoas sob maior e outras sob menor influência, mas todos SÃO influenciados pela onipresença Divina. Agora, para ser um bom médium, consciente e atuante em suas responsabilidades, vivenciando as bênçãos Divinas, sentindo a plenitude da Paz de Espírito e vivendo em harmonia interna, somente sendo disciplinado perante suas obrigações e seus deveres mediúnicos.

Quando falo em ‘obrigações’ quero dizer que os médiuns precisam conhecer e saber as técnicas mediúnicas, por exemplo: como distinguir os tipos de espíritos por energia e fluido; como ocorre e como ter controle sobre desdobramento e incorporação; como controlar a mediunidade. Precisam saber e conhecer as suas responsabilidades mediúnicas, por exemplo: banhos, firmezas, apresentação aos Orixás, oferendas religiosas. Assim como é ‘dever’ do médium conhecer e praticar a doutrina de sua religião. Não esquecendo que a moral e a reforma íntima são indispensáveis, são seus DEVERES e OBRIGAÇÕES contínuos. Mesmo porque, ser um bom médium depende da capacidade de NÃO JULGAR e para tanto só com muita disciplina.

Gosto muito de um pequeno diálogo entre Chico Xavier e seu amigo espiritual Emmanuel que afirma o quanto a espiritualidade superior quer e necessita da disciplina do médium. Vejam que simples, belas e fortes palavras:

O Espírito Emmanuel, no principio da mediunidade de Chico Xavier, orientou-o para o trabalho que deveria desempenhar e disse-lhe:
- Está você realmente disposto a trabalhar na mediunidade com Jesus?
- Sim, se os bons espíritos não me abandonarem… – respondeu o médium.
- Não será você desamparado – disse-lhe Emmanuel – mas para isso é preciso que você trabalhe, estude e se esforce no bem.
- E o senhor acha que eu estou em condições de aceitar o compromisso? – tornou o Chico.
- Perfeitamente, desde que você procure respeitar os três pontos básicos para o Serviço…
Porque o protetor se calou, o rapaz perguntou: – Qual é o primeiro?
A resposta veio firme: – Disciplina.
- E o segundo? – Disciplina.
- E o terceiro? – Disciplina

Não há como duvidar! Não há como não se emocionar e agradecer a oportunidade que os médiuns umbandistas têm. Afinal ser um médium umbandista atuante, praticante, convicto, disciplinado e bom é sentir-se privilegiado e abençoado por Olorum e por todos os Orixás.

E aí, prontos para o trabalho? Muito Axé a todos e uma boa semana!

Escrito por Mãe Mônica Caraccio

Sua "bença" Vô

Adorei as Almas!!!!!

Hoje 13 de Maio é dia dos nossos queridos Vovôs, é comemorado nessa data por causa da alforria que todos os escravos tiveram no dia 13 de maio de 1888.

Eu sempre coloco uma máteria relacionada a entidade "aniversariante" do dia mais hoje resolvi fazer diferente e resolvi falar o que EU penso a respeito dos nossos queridos vovôs.
São essas entidades que mais passam a calma quando nós estamos passando por algumas situações que muitos de nós pensamos que não vamos conseguirpassar pela prova que nos foi dada, mais na hora que pensamos em desistir eles nos chamam e nos dizem algumas palavras e lembram de situações que passamos que alguns de nós percebemos que nossas preocupações não vão adiantar em nada, eu tenho uma carinho e um admiração muito grande por essas entidades com um agradecimento enorme a todos os pretos-velhos em especial ao Pai Cipriano que sempre tem me ouvido e me passado a calma e paz que preciso para ter a calma e esperar as coisas acontecerem.
A simplicidade dos Pretos-Velhos nos mostra que nao precisamos de muita coisa para ser feliz, como o proprio Pai Cipriano já me disse uma vez: "Caixão nao tem gaveta zifih, a unica riqueza que o zifih vai levar é a caridade que o zifih fez aqui na terra". Com um pito na mao e a bengala do lado ele sempre está lá para nos ajudar e puxar a nossa orelha.

Salve os Pretos Velhos


Eu andava perambulando sem ter nada pra comer

Fui pedir às Santas Almas para vir me socorrer

Eu andava perambulando sem ter nada pra comer

Fui pedir às Santas Almas para vir me socorrer

Foi as Almas que me ajudou, foi as Almas que me ajudou

Meu Divino Espírito Santo, glória à Deus Nosso Senhor

Foi as Almas que me ajudou, foi as Almas que me ajudou

Meu Divino Espírito Santo, glória à Deus Nosso Senhor