Mapa de localização - TEPC

Quadra 1, lote 1, Residencial Don Bosco, Cidade Ocidental. Veja como como chegar aqui.

Convidemos o Amor

Diz a lenda, que uma mulher abriu a porta de sua casa e viu três homens de longas barbas brancas sentados em seu quintal. Ela não os reconheceu, mas os convidou a entrar.
Acho que devem estar com fome, pensou consigo mesma.
- Por favor entrem que lhes servirei algo, falou-lhes a mulher, com ar amistoso.
- O homem da casa est
á? Perguntaram os visitantes.
- N
ão, ele está fora.
- Ent
ão não podemos entrar, responderam rapidamente.
À noite, quando o marido chegou, ela lhe contou o que havia acontecido.
- V
á e diga a eles que já estou em casa e convide-os a entrar.
A mulher saiu e os convidou.
- N
ão podemos entrar juntos, responderam.
- Por que isto? Ela perguntou.
Um dos velhos, apontando para um de seus amigos disse-lhe:
- O nome deste é fartura. Depois, apontou para o outro e falou: ele é o sucesso e eu sou o amor. E logo completou: Agora v
á e discuta com o seu marido qual de nós vocês querem em sua casa.
A mulher entrou e falou ao marido o que tinha ouvido. E ele, muito contente, disse: que bom!
Pensou um pouco e respondeu à esposa: nesse caso, vamos convidar fartura.
Deixe-o vir e encher nossa casa de abundância. A esposa discordou dizendo:
- Meu querido, por que n
ão convidamos o sucesso?
A cunhada, que ouvia do outro canto da casa, apresentou sua sugest
ão: não seria melhor convidar o amor? Nossa casa então ficará cheia de amor.
Atendamos ao conselho da nossa cunhada, disse o marido para a esposa.
- V
á lá fora e diga ao amor que ele é nosso convidado.
A mulher saiu e perguntou aos três homens:
- Qual de vocês é o amor?
O anci
ão que representava o amor apresentou-se e ela o convidou: por favor entre, e seja nosso convidado.
O amor levantou-se e seguiu em direç
ão à casa. Os outros dois também se levantaram e o seguiram.
Surpresa, a senhora lhes falou:
- Convidei apenas o amor, por que vocês entraram?
Os velhos homens responderam juntos: se você convidasse o fartura ou o sucesso, os outros dois esperariam aqui fora, mas como você convidou o amor, onde ele for, iremos com ele.
E é por isso que onde estiver o amor, também estar
á a fartura e o sucesso.
O amor é o ilustre convidado do qual nunca dever
íamos nos esquecer.
Onde o amor se faz presente n
ão há lugar para dúvida nem para outros visitantes indesejáveis, pois só ele atrai todas as demais virtudes que nos trazem a felicidade.
N
ão é outro o motivo pelo qual Jesus viveu e recomendou o amor em todos seus ditos e feitos.
"Ante o amor, a dificuldade torna-se desafio, a dor faz-se teste, a enfermidade constitui resgate, a luta se converte em experiência, a ingratid
ão ensina, a renúncia liberta, a solidão prepara e o sacrifício santifica…"

Festa de Cosme e Damião

Pessoal, nossa festa foi maravilhosa!!!!!!!
Tivemos o Atendimento de 90 pessoas e tudo aconteceu do modo mais perfeito possível, agradecemos todos vocês que contribuíram com a nossa festa.
Ano que vem tem mais.

Casos de Criança

Algumas vezes, ficamos deslumbrados com a eficiência de seus trabalhos. Seguem-se duas narrações de casos resolvidos pelas crianças.

Uma vez telefonou-me um fazendeiro assustado pelas mortes de seu gado. Achava ser trabalho feito. Ele foi no terreiro tendo sido atendido normalmente. No final do trabalho uma criança incorporada chamou-o e, com uma pemba, fez um desenho no chão como se fosse um mapa todo recortado. No meio desenhou três corações e um risco como um rio, fazendo um encontro com outro. “Tio”, falou, “os corações simbolizam seus três filhos.” O homem confirmou. Mostrando o mapa, disse ser a sua casa construída com vários pedaços. O homem explicou ter sua fazenda sido constituída por várias áreas. Apontando exatamente no encontro dos riscos, disse estar ali o problema, estando a água cheia de veneno e onde os bichinhos do tio estavam morrendo. Mais tarde o fazendeiro telefonou-me dizendo estar a água do rio realmente envenenada por agro-tóxico.

Outra vez, no encerramento do trabalho uma experiente médium deu sinais de incorporação de criança. Ela incorporou e batendo palmas, veio ao meu encontro pedindo um dólar. “Um dólar?” Respondi. “O que você vai fazer com um dólar?” Ela insistiu: “quero um dólar”. Achamos graça. A cena foi alegre e descontraída. “Alguém tem um dólar para a criança?” perguntei ironicamente. Da assistência uma moça fez sinal afirmativo. Fiquei perplexo. Somente eu conhecia o seu problema. Tinha câncer maligno nas cordas vocais e testava com a cirurgia marcada. Da ironia à seriedade, convidei a moça para entrar no terreiro e fazer a entrega do dólar ao erê. A entidade fez festa ao dólar, deixou-o de lado e agarrou-se na garganta da moça fazendo-lhe leves passes magnéticos. Ela fez a cirurgia na terra, mas está curada.

Continuando a semana de Cosme e Damião

ORIGEM DE "DOUM"

Este personagem material e espiritual surgiu nos cultos Afros quando uma macamba (denominação de mulher, na seita Cabula) dava a luz a dois gêmeos e, caso houvesse no segundo parto o nascimento de um outro menino, era este considerado "Doum", que veio ao mundo para fazer companhia a seus irmãos gêmeos.
Foram sincretizados com os santos que foram gêmeos e médicos, tem sua razão na semelhança das imagens e missões idênticas com os "erês" da África, mas como faltava "doum", colocaram-no junto a seus irmãos, com seus pequenos bastões de pau, obedecendo à semelhança dos santos católicos, formando assim a trindade da irmanação.
Dizem também, que na imagem original de S. Cosme e S. Damião, entre eles (adultos) havia a imagem de uma criança a qual eles estavam tratando, daí para sincretizarem Doum com essa criança, foi um pulo...


ONDE MORAM AS CRIANÇAS

A respeito das crianças desencarnadas, passamos a adaptar um interessante texto de Leadbeater, do seu livro "O que há além da Morte".
"A vida das crianças no mundo espiritual é de extrema felicidade. O espírito que se desprende de seu corpo físico com apenas alguns meses de idade, não se acostumou a esse e aos demais veículos inferiores, e assim a curta existência que tenha nos mundos astral e mental lhe será praticamente inconsciente. Mas o menino que tenha tido alguns anos de existência, quando já é capaz de gozos e prazeres inocentes, encontrará plenamente nos planos espirituais as coisas que deseje. A população infantil do mundo espiritual é vasta e feliz, a ponto de nenhum de seus membros sentir o tempo passar. As almas bondosas que amaram seus filhos continuam a amá-los ali, embora as crianças já não tenham corpo físico, e acompanham-nas em seus brinquedos ou em adverti-las a evitar aproximarem-se de quadros pouco agradáveis do mundo astral."
"Quando nossos corpos físicos adormecem, acordamos no mundo das crianças e com elas falamos como antigamente, de modo que a única diferença real é que nossa noite se tornou dia para elas, quando nos encontram e falam, ao passo que nosso dia lhes parece uma noite durante a qual estamos temporariamente separados delas, tal qual os amigos se separam quando se recolhem à noite para os seus dormitórios. Assim, as crianças jamais acham falta do seu pai ou mãe, de seus amigos ou animais de estimação, que durante o sono estão sempre em sua companhia como antes, e mesmo estão em relações mais íntimas e atraentes, por descobrirem muito mais da natureza de todos eles e os conhecerem melhor que antes. E podemos estar certos de que durante o dia elas estão cheias de companheiros novos de divertimento e de amigos adultos que velam socialmente por elas e suas necessidades, tomando-as intensamente felizes."
Assim é a vida espiritual das crianças que desencarnaram e aguardam, sempre felizes, acompanhadas e protegidas, uma nova encarnação. É claro que essas crianças, existindo dessa maneira, sentem-se profundamente entristecidas e constrangidas ao depararem-se com seus pais, amigos e parentes lamentando suas mortes físicas com gritos de desespero e manifestações de pesar ruidosas que a nada conduzem. O conhecimento da vida espiritual nos mostra que devemos nos controlar e nos apresentar sempre tranqüilos e seguros às crianças que amamos e que deixaram a vida física. Isso certamente as fará mais felizes e despreocupadas.

Magia Da Criança

O elemento e força da natureza correspondente a Ibeji são... todos, pois ele poderá, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer dos elementos.

Eles manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem.

Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em qualquer tipo de trabalho, mas, são mais procurados para os casos de família e gravidez.

A Falange das Crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos.

Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes. A entidade conhecida na umbanda por erê é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e as famosas águas de bolinhas -o refrigerante e trata a todos como tio e vô.

Os erês são, via de regra, responsáveis pela limpeza espiritual do terreiro.

Semana Cosme e Damião

São Cosme e Damião, os santos gêmeos, nasceram na Arábia, no século III, filhos de uma família nobre. Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Circunstancialmente entraram em contato com o Cristianismo, tornando-se fervorosos seguidores do cristianismo.

Confiando sempre no poder da oração e na confiança da providência divina usaram sua arte médica para curar os necessitados. Não cobravam por seus serviços médicos, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, aqueles que "não são comprados por dinheiro". O seu objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã, o que bem faziam através da prática da medicina. Desta forma, conseguiram plantar em terra fértil a semente cristã em muitos corações, sendo numerosas as conversões.

Cosme e Damião viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor. As atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, justamente quando o Imperador romano, Diocleciano, autoriza a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Por pregarem o cristianismo em detrimento dos deuses pagãos, foram presos e levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, São Cosme e São Damião responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder". Recusando-se adorar os deuses pagãos, apesar das ameaças de serem torturados, disseram ao governador que os seus deuses pagãos não tinham poder algum sobre eles, e que eles só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra“!

Por não renunciarem aos princípios religiosos cristãos sofreram terríveis torturas; porém, elas foram inúteis contra os santos gêmeos, e, em 303, o Imperador decretou que fossem decapitados. Cosme e Damião foram martirizados no ano de 303, na Egéia. Seus restos mortais foram transportados para a cidade de Cira, na Síria, e depositados numa igreja a eles consagrada. No século VI uma parte das relíquias foi levada para Roma e depositada na igreja que adotou o nome dos santos. Outra parte dela foi guardada no altar-mor da igreja de São Miguel, em Munique, na Baviera. Os santos gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente Itália, França, Espanha e Portugal. Em 1530, na cidade de Igaraçu, em Pernambuco, foi construída uma igreja em sua homenagem.

São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças.

Como acontece com tantos outros santos, a vida dos santos gêmeos está mergulhada em lendas misturadas à história real. Segundo algumas fontes eles eram árabes e viveram na Silícia, às margens do Mediterrâneo, por volta do ano 283. Praticavam a medicina e curavam pessoas e animais, sem nunca cobrar nada.

O culto aos dois irmãos é muito antigo, havendo registros sobre eles desde o século 5, que relatam a existência, em certas igrejas, de um óleo santo, que lhes levava o nome, que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.

Aqui no Brasil, a devoção trazida pelos portugueses misturou-se com o culto aos orixás-meninos (Ibjis ou Erês) da tradição africana yoruba. São Cosme e São Damião, os santos mabaças ou gêmeos, são tão populares quanto Santo Antônio e São João. São amplamente festejados na Bahia e no Rio de Janeiro, onde sua festa ganha a rua e adentra aos barracões de candomblé e terreiros de umbanda, no dia 27. No dia 27 as crianças saem às ruas para pedir doces e esmolas em nome dos santos e, as famílias aproveitam para fazer um grande almoço, servindo a comida típica da data: o chamado caruru dos meninos.

Segundo a lenda africana, os orixás-crianças são filhos de Iemanjá, a rainha das águas e de Oxalá, o pai de toda a criação. Outras tradições atribuem a paternidade dos mabaças (gêmeos) a Xangô, tanto que a comida servida aos Ibejís ou Erês, chamados também carinhosamente de “crianças” é a mesma que é oferecida a Xangô, o senhor dos raios, o caruru. Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Junto com o caruru são servidas também as comidas de cada orixá, e enquanto as crianças se deliciam com a iguaria sagrada, à sua volta, os adultos cantam cânticos sagrados (oríns) aos orixás.

Transfoma-te

Não é só Deus que nos ouve, nas lamentações e crises de choro, antes, todo o Universo nos escuta, e por afinidade, atraímos os que se afinam com o nosso pensamento.

Assim, o que geme muito, atrai gemedores, o que reclama muito, atrai sofredores, o preguiçoso, atrai vadios de toda a sorte, o viciado, se enche de viciados, aquele que se julga vítima, atrai revoltados, aquele que tem sede de vingança, se junta aos que odeiam, e os ansiosos atraem os desequilibrados.

Já os que acreditam na vitória, atraem anjos, os que trabalham pela paz, atraem soldados do bem, os que repartem o pão, atraem abundância, os que visitam os doentes, alcançam a saúde, os que estendem a mão tocam em Deus, e quem toca em Deus, alcança o milagre, e o milagre é a TRANSFORMAÇÃO.

E quem se transforma interiormente, vira "cooperador" da obra de Deus, e pode passar por provações, mas com a certeza, de que tudo vai passar, antes mesmo da dor se instalar.

Isso é fé racional, é a certeza que te desejo agora: Deus é contigo, segue em frente, se transforme e vença.

Um pouco sobre os elementais

Os elementais são pequenos seres, considerados os primos dos anjos, que protegem a natureza. Sua missão é estimular as forças do universo e governar os 4 elementos : Fogo, Ar, Água e Terra. Assim como os anjos protegem os seres humanos, eles protegem as plantas e os animais.
Estão sempre trabalhando para que a natureza funcione mecanicamente e, quando isto ocorre, eles assumem seu aspecto real, aparecem como pontos luminosos ou pequenas luzes coloridas no ar.
Os elementais podem assumir qualquer forma, num piscar de olhos, mas ao se fazerem visíveis, geralmente assumem as formas e padrões humanos de camponeses medievais, por causa da Egrégora ( forma de pensamento ) que se criou em torno deles. Na realidade, eles ficam felizes em assumir uma forma que já existia.
Os pesquisadores afirmam que alguns elementais se parecem muito com os habitantes da antiga e extinta lemúria. Carregam ferramentas, bastões, grinaldas, cinturões e podem aparecer das mais variadas formas. Isso só vai depender da imaginação da pessoa que os vizualiza.
Os protetores dos elementos estão divididos em grupos de acordo com o seu domínio e são eles : Silfos, Salamandras, Ondinas, Gnomos, Duendes, Elfos, Dríades e Fadas.
SILFOS
Governam os elementos do ar e estão presentes nos ventos e nas tempestades, o seu Rei é “Paralda” . São seres sábios que adoram as ciências e estão associados à inteligência e responsáveis pela tranquilidade. Para pedir sua proteção, caminhe com passos lentos, inspirando e expirando o ar, sem preocupação. Deixe seu corpo relaxado e pense no pedido que quer ver realizado. Faça esse ritual durante o dia e use roupas claras.

SALAMANDRAS
Governam os elementos do fogo, estão associadas ao Sol e relacionadas à criatividade, o seu Rei é “Djinn”. São seres que favorecem a saúde, promovendo a cura de doenças e o bem estar em geral. Para pedir sua proteção, à noite, acenda uma vela em qualquer lugar de sua casa, menos no banheiro. Sua cor preferida é o vermelho, vista uma roupa dessa cor, olhe fixamente para a chama da vela, enquanto faz o seu pedido.

ONDINAS
Governam os elementos da água, seu Rei é “Niksa”, a maioria são do sexo feminino, são muito belas e conhecidas como ninfas. Estão presentes em mares, rios, lagos e cachoeiras. Se precisar de ajuda em relação ao amor, vá até um desse locais, no final da tarde, use roupas claras, faça o seu pedido com fé e ele será atendido.

GNOMOS
Governam os elementos da terra, o seu Rei é “Ghob”. Protegem as pedras e os minérios e representam a energia do corpo. Se quiser entrar em contato com eles, caminhe a noite com os pés descalços na terra, e faça o seu pedido do fundo do coração. Se tiver problemas com dinheiro são eles que poderão ajudar.

ELFOS
São encontrados nos bosques, nas algas de beira mar e nas gramas. Costumam ser mau-humorados, principalmente quando as pessoas causam algum mal ao ambiente que estão protegendo, portanto pise na grama com cuidado, não arranque musgos e líquens. Se você encontrar um cogumelo, provavelmente um Elfo o terá plantado.

DUENDES
Estão nas florestas e nos jardins, e são os protetores do reino vegetal. São tidos como brincalhões, jogam coisas para o alto e gostam de pregar peças nos humanos escondendo seus objetos. Se você se perder num bosque, ah! foi um duende que te enganou, prometa-lhe um presente ( uma fruta, uma pedra, um anel, etc ) e encontrará o caminho. Atenção não se esqueça de cumprir com o que prometeu, senão ele ficará zangado.

DRÍADES
Esses elementais moram nas árvores, são seres muito idosos e zangados, principalmente com quem maltrata as árvores, suas protegidas. Não gostam de lenhadores, se você precisar cortar uma árvore na floresta, peça licença aos Dríades, prometendo plantar uma muda nova, para cada árvore que cortar, assim estará fazendo as pazes com eles, mas cumpra com o que prometeu, senão ele mandará uma praga de cupins para sua casa.

FADAS
A palavra fada deriva do latim, “Fata”, que significa o destino individual do homem, geralmente representado por uma mulher. São elementais femininos que fertilizam as plantas e protegem as flores e animais, ( com exceção dos coelhos, que costumam colocá-las em situações embaraçosas ). Durante a época em que as sementes estão germinando, as fadas cuidam da nova planta com todo carinho, então elas cantam e dançam, e nessa época, podem ser vistas com muita frequência. Para entrar em contato com as fadas, distribua plantas por toda a casa e fique atento, quando menos esperar, elas se manisfestarão para você. Aproveite para conversar, pedir conselhos, e aguarde as respostas através dos sinais da natureza.

Bezerra de Menezes


Antes mesmo de sua estréia, o filme ‘Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito’, que narra a trajetória de vida do médico e médium cearense Adolfo Bezerra de Menezes, já dá o que falar. Segundo relatos da equipe, acontecimentos sobrenaturais teriam ocorrido nas filmagens, dirigidas por Glauber Filho.

“Certa vez, tínhamos pouquíssimo tempo para gravar cenas finais em uma locação no interior do Ceará. Caía uma chuva torrencial. Quando pensávamos que estaria tudo perdido, de repente a chuva parou e veio o sol. Conseguimos rodar as cenas e, assim que terminamos, a tempestade voltou. Não sei se poderia ser algo espiritual, mas realmente nos impressionou”, conta Glauber.

Outro fato misterioso ocorreu com um dos membros da equipe. “Ele estava muito doente e não poderia mais participar. Noite anterior ao dia em que ele teria que abandonar de vez as filmagens, ele sonhou que era atendido por uma junta médica. No outro dia, amanheceu curado”, relata o diretor.

Seria a presença espiritual do médium? Seguidores da doutrina acreditam que sim. “Doutor Bezerra ajudou essa pessoa para que ela contribuisse nessa obra. De acordo com o merecimento, a pessoa pode ter a dádiva de ser atendido por espíritos médicos enquanto dorme. Kardec chamava de ‘viagem astral’”, explica a médium Cléia Gonçalves, 61 anos, presidente da Sociedade Espírita Ramatis, na Tijuca.

O ator Carlos Vereza, que vive o médium Bezerra de Menezes no longa, revela que sentiu a presença do médico. “Era uma energia forte, como se estivesse banhado por luz. Eu me senti honrado. Ele tinha missão de absoluto desapego aos bens materiais. Foi muito emocionante interpretá-lo”, descreve.

Caio Blat, que vive um militar no filme, não quer levar para o lado da paranomalidade. “Acho que falar dos fenômenos ocorridos reduz um pouco da importância do filme, que propõe uma reforma moral e a caridade como bandeira.

Nosso mundo é cercado de vida espititual. O clima nos bastidores era de afeto e harmonia. Tudo deu certo e gravamos o filme em tempo recorde”, diz.

Médico que ajudou os pobres

O médico cearense Adolfo Bezerra de Menezes é uma das mais destacadas personalidades na história do Espiritismo. Nascido em uma pequena localidade do interior do Ceará, Riacho do Sangue (hoje Jaguaretama), em 29 de agosto de 1831, ele ficou conhecido como ‘médico dos pobres’, por exercer caridade e levar a cura para os mais necessitados.

A expectativa dos seguidores da doutrina espírita é de que o longa dissemine a mensagem que o médico sempre pregou. “O filme pode ser homenagem a ele, mas acredito que os maiores homenageados somos nós, que teremos a oportunidade de conhecer o exemplo máximo de humanidade que foi o Doutor Bezerra”, diz Tânia Fernandes, diretora cultural da Sociedade Espírita Ramatis.

“As pessoas sairão do cinema com a fé estimulada, que é o que temos de mais precioso”, completa a médium Carmen Sanchez.


Matéria enviada pelo nosso irmão Paulo Costa

A língua

Não obstante pequena e leve a língua é, indubitavelmente, um dos fatores determinantes no destino das criaturas.

Ponderada – favorece o juízo.
Leviana – descortina a imprudência.

Alegre – espalha otimismo.
Triste – semeia desânimo.

Generosa – abre caminho à elevação.
Maledicente – cava despenhadeiros.

Gentil – provoca o reconhecimento.
Atrevida – atrai o ressentimento.

Serena – produz calma.
Fervorosa – impõe confiança.

Descrente – invoca a frieza.
Bondosa – auxilia sempre.

Descaridosa – fere sem perceber.
Sábia – ensina.

Ignorante – complica.
Nobre – cria o respeito.

Sarcástica – improvisa o desprezo.
Educada – auxilia a todos.
Inconsciente – gera desequilíbrio .

Por isso mesmo, exortava Jesus:
“Não procures o argueiro nos olhos de teu irmão, quando trazes uma trave nos teus.”

A língua é a bússola de nossa alma, enquanto nos demoramos na Terra.
Conduzamo-la, na romagem do mundo, para a orientação do Senhor, porque, em verdade, ela é a força que abre as portas do nosso coração às fontes da vida ou às correntes da perturbação e da morte.

(Chico Xavier - Emannuel)

O Poder da Mente

A MENTE HUMANA E SEU PODER DE REALIZAÇÃO

O que você grava na mente subconsciente, está programado para se tornar realidade física. O pensamento dá a ordem e o subconsciente cumpre. Por isso, você é o resultado dos seus pensamentos. Seu pensamento é sua verdadeira oração. Todo pensamento que o subconsciente aceita como verdadeiro, ele move céus e terra para realizá-lo.

Você mesmo já teve sonhos, em outros tempos, que lhe pareciam inatingíveis, mas hoje eles são realidade na sua vida. Para realizar um sonho você deve criar forte convicção e não apenas alguma esperança.

Se você tem convicção, sua idéia surgirá, a cada instante, eletromagnetizada e essa força emocional sensibilizará o subconsciente, fazendo-o agir na concretização desse desejo.

O sucesso chega para aqueles que têm certeza do sucesso e, conseqüentemente, caminham na direção dele. Nunca diga que algo é impossível. Todo desejo reforçado pela fé torna-se realidade física.

PARA ALCANÇAR

A vida é uma festa e está aí de braços abertos para acolher-nos carinhosamente e nos oferecer todas as dádivas. Isso é viver no mundo dos sonhos, pois quem vive, sabe que todo sonho se torna realidade. Todo sonho já é uma realidade mental que caminha a passos largos para a realidade física. Mas é preciso sonhar e usar os meios certos para atingir esse objetivo. É preciso querer uma coisa com o coração e sintonizar a mente na mesma freqüência do coração.

Se você é uma pessoa honesta, leal e de bom caráter, mergulhe na abundância divina que jorra para você como uma chuva torrencial. As riquezas do universo não são limitadas no sentido pregado pelos economistas. As riquezas, no sentido metafísico, são inesgotáveis e todos podem extraí-las para seu benefício e para benefício da humanidade. Quanto mais você acredita nas riquezas infindáveis do universo, mais riquezas atrairá para si. Quanto mais você acredita que as riquezas da terra estão à sua disposição, mais rapidamente elas chegarão até você. Se existem ricos ao seu redor e você é pobre, isto é a prova mais cabal de que você pode ser rico como eles, e até muito mais se assim o desejar.

Você está pensando certo quando imagina - e a força do subconsciente está na sua imaginação - a riqueza fluindo aos borbotões para você, circulando por você e seguindo adiante. Você é o universo e, ao mesmo tempo, é parte do universo. Receba os bens, use-os à vontade, transforme-os e devolva-os à livre circulação novamente.

Você nasceu para viver na abundância. Esta é sua única verdade. O resto é ilusão. E não é certo que só poderá progredir dando murro e trabalhando como um mouro. Utilize seu talento, sua simpatia, sua personalidade marcante e faça a riqueza fluir naturalmente para você. Aproprie-se dela porque ela lhe pertence. Deseje o que é bom e este bem será seu. O homem é aquilo que pensa o dia inteiro, porque é o fervor com que pensa que faz o desejo tornar-se realidade física. É a lei da ação e da reação. O pensamento é a ação e a resposta do subconsciente é a reação.

Diga muitas vezes ao dia, até impressionar vivamente seu subconsciente: as riquezas de Deus estão jorrando vivamente para mim e todas as minhas contas são pagas devidamente e sempre serão pagas. Ainda me sobre a abundância infinita. Sou imensamente grato ao Poder Supremo por fazer com que o dinheiro sempre apareça para pagá-las e tomo o dinheiro necessário no meu Banco Divino. A cada pedido, o Poder Supremo sempre me atenderá porque essa é uma lei que nunca falha. Todo pedido já vem junto com o provimento. É a lei da opulência. Sempre que peço, já estou "ipso facto", atendido.

O PODER DE PENSAR
Como é o pensamento que aciona o poder do subconsciente, na verdade pensar é poder. Acredite que você e Deus formam uma só unidade todo-poderosa e por isso você irradia paz para todas as pessoas. Não deve existir lugar para tristeza, mágoas, ressentimentos, solidão e nervosismo. Esse enlace com a força divina nos fortalece para enfrentar a vida. Isso é mudar o padrão dos pensamentos e, conseqüentemente, mudar os rumos da própria vida.

A FORÇA DA PALAVRA
De Hudyard Kipling: "as palavras são a droga mais poderosa da humanidade".

Algumas palavras que irradiam energia poderosa: Amor, Fé, Sucesso, Riqueza, Paz, Alegria, Saúde, Harmonia, Vencer, Eu Posso, Deus, Força, etc. A repetição de uma palavra tem força, note como são utilizadas pelos meios de comunicação. Uma curta frase, repetida muitas vezes como numa canção de acalanto, tem poder. Veja a oração. Neste caso você está usando, conjugadamente, duas forças poderosas: a força energética do pensamento que tem a carga significativa da palavra e a força da repetição. Acredite na força de suas palavras. Faça jorrar o conteúdo de cada palavra como uma torrente irresistível, e verdadeiros milagres acontecerão.

"Tu Lho rogarás e Ele te ouvirá e cumprirá os teus votos. Formarás os teus projetos e terão feliz êxito e a luz brilhará em teus caminhos" (Jó, 27-28).

A FÉ COMO LEI DO PODER MENTAL
Durante toda a história da humanidade a fé tem sido o grande suporte do homem. Todos os grandes líderes da Bíblia extraíram sua força da fé. Só existe uma forma de acionar o Poder Infinito que é através da fé. Não a fé no sentido de um sentimento vago, indefinido, esperança imprecisa, mas fé no sentido de certeza de que seu pensamento é verdadeiro. Acreditar, portanto, é aceitar definitivamente uma coisa como verdadeira.

A mente tem suas leis e seus princípios que nunca falham quando usados corretamente. O pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza. Isto quer dizer que tudo o que você pensa, deseja e acredita que vai acontecer, acontece obrigatoriamente. Peça e receberá! É um princípio simples, mas verdadeiro, porque todo pedido já traz, subjacente, o recebimento. Quando se pede, automaticamente, já se está sento atendido, assim como quando se bebe água, já se está matando a sede. O pedido existe para ser atendido.
Entretanto, para ter seu pedido atendido, deve-se seguir o princípio básico da fé: acredite que o seu pensamento é verdadeiro, ou seja, que o seu pedido já está sendo atendido só pelo fato de ter sido formulado. Permitir a dúvida, não acreditando que vai ser atendido, é mandar duas ordens opostas e conflitantes ao seu subconsciente. E como seu subconsciente é o seu subordinado todo-poderoso, que não discute ordens, que não raciocina nem seleciona, vai ficar sem condições de realizar seu pedido. Mandar duas ordens opostas ao subconsciente é o mesmo que não desejar ser atendido. É por esse motivo que muitos pedidos e orações não são atendidos.

QUANDO O ATENDIMENTO É AO CONTRÁRIO

Observe que, sempre que o seu pedido não é atendido, é porque você está fazendo duas orações opostas. Isso significa que você foi atendido, só que negativamente atendido, porque, entre duas ordens opostas e contraditórias, numa você acreditou muito mais do que na outra. E, nesses casos, com certeza, você pôs muito mais emoção, muito mais energia, no pensamento negativo.

Está errado, também, mentalizar durante dez ou quinze minutos por dia aquilo que se deseja e passar o restante das vinte e três horas e quarenta e cinco minutos mentalizando idéias de fracasso e insegurança. Você precisa acreditar. Desfaça-se das barreiras negativas. A sua mente é cósmica, e, através dela, você pode entrar em contato com todo o universo.
Quando o subconsciente está ligado a sentimentos de medo, de expectativa, de incerteza, tudo acontece ao contrário daquilo que se deseja.
Ao pedir, veja a pessoa ou aquilo que deseja. Não se volte para as imagens contrárias ao seu desejo. Fixe na mente apenas a imagem que verdadeiramente deseja e o seu subconsciente reagirá de acordo com isso. Ter fé é acreditar que a imagem colocada na mente se tornará realidade física. E quanto mais emocionalizado for seu pensamento, com mais força e rapidez vai ocorrer o resultado almejado.

É a fé que opera no subconsciente. Na realidade não é a religião, o objeto ou a imagem que produzem o resultado, mas a crença que você tem de que esses elementos produzem resultado é que fará com que as coisas aconteçam. A fé é uma força irresistível imanente em você, no fundo, é a própria Força Divina existente em você. Essa força não age movida por aparatos exteriores, mas unicamente pelo seu pensamento. Lembre-se que acreditar é aceitar o seu pensamento como verdadeiro, quer ele seja, de fato, verdadeiro ou não.
Quando você acredita em alguma coisa o seu pensamento se dirige apenas nessa direção e então aciona o Poder Infinito que está dentro de você e o Poder Infinito cumpre. Então é o seu pensamento que se cria na sua mente a capacidade de realização.

PREMONIÇÕES
De Shakespeare: "o bem e o mal não existem, é o pensamento que os cria".

A sugestão é uma força difícil de resistir, mas toda pessoa tem o poder de conduzir e reprogramar sua vida conforme o desejar. A criatura humana, pelo fato de ter liberdade e capacidade de novas opções a cada instante, pode, conseqüentemente, modificar qualquer premonição, por mais que aquilo lhe pareça verdadeiro.

No momento em que acreditamos em premonições estamos dando a outrem o poder de comandar nossa vida. Deixar-se influenciar é aceitar um comando dado por outra pessoa para reger nossa vida. E se você permitir que o seu subconsciente aceite, essa ordem vai realmente tornar-se realidade física. Portanto, nunca dê a outrem um poder que é só seu. É você que deve conduzir sua vida conforme sua determinação e não se deixar subordinar pelos fatos aleatórios da vida. Se você acredita numa sugestão negativa dada por alguém, na verdade não é esse alguém que está prejudicando você, é você mesmo que, ao assumir uma sugestão estranha, adotou-a como sua, prejudicando-se.

Não acredite num destino fatalístico. Você pode modificar o destino a qualquer momento. Acredite que existe uma Sabedoria Infinita dentro de você e invoque-a sempre para que ela o conduza pelo melhor e para o melhor. Imagine-se transitando pela vida alegre e feliz e viva sua vida de forma maravilhosa. Exerça você mesmo esse poder e então estará acima das influências negativas. Ore, com convicção absoluta, esta prece: "A Presença Infinita que está em mim e sabe tudo sobre todos me guia e me protege, então nada de ruim poderá acontecer-me". Nunca se perturbe e faça com que a Sabedoria Infinita, que habita o seu íntimo, oriente você corretamente, na direção do amor, do sucesso, da felicidade e da vida.

Agora faça uma limpeza geral na sua mente. Destrua a ponte que o liga às influências negativas. Assuma você mesmo o comando do seu barco, pois ninguém quer mais bem a você do que você mesmo, portanto ninguém buscará com mais acerto o seu benefício do que você mesmo.

OS MEDOS
Todo pensamento de medo tem uma força magnética que atrai a realidade. Os medos nos enfraquecem porque sufocam nosso talento, achatam nossa personalidade, aniquilam a liberdade e a nossa autoconfiança. Não se deixe vencer pala crítica. Elas partem, muitas vezes, de pessoas que não estão bem consigo mesmas. São pedaços da doença de outras pessoas que não podem se alojar dentro de nós. Seja você. Deixe-se guiar pela Sabedoria Infinita que está no seu íntimo e siga em frente de cabeça erguida, sem se intimidar com comentários destrutivos. Acreditar no nosso próprio pensamento é acreditar que temos, dentro de nós, a Sabedoria Infinita. É confiar nela. Se há uma voz dentro de você, que gosta de você que quer seu sucesso e sua felicidade, é essa voz que você deve ouvir. Se desprezarmos aquele pensamento que é nosso, corremos o risco de ver, mais tarde, com magistral bom senso, precisamente aquilo que sempre pensamos e sentimos, e seremos forçados a receber de outrem, envergonhados, nossa própria opinião. Deixe que os outros pensem como quiserem. Apenas não permita que decidam num mundo que é apenas seu.

Não tenha medo de perder o amor. Quando duas pessoas se amam, são como duas metades que se juntam de forma tão unitária que ninguém pode separar, a não ser vocês mesmos. É só cultivar e o amor continuará até o fim dos tempos. Mas o mais importante é que você nunca perderá o amor em seu coração. Se o seu amor se foi, saiba que você pode perder o amor do outro, mas jamais perderá o amor verdadeiro que habita seu coração. Este sempre existe em você, é inesgotável e tende, por sua própria essência, a encontrar a sua outra parte. Não se feche e não sufoque. É na liberdade que o amor mais se desenvolve. Se você deseja ter um amor na vida, também é verdade que existe alguém que deseja amar uma pessoa exatamente como você. Você é como uma metade que está atraindo uma outra metade, cuja união e fusão formam uma unidade perfeita. Só o que você precisa fazer é atrair o seu amor para você o verdadeiro amor de sua vida. Acione o seu radar. E assim tudo acontecerá.
Não tenha medo do fracasso. Ligue sua mente no sucesso e terá sucesso. O negócio que você abriu é outro e nada tem a ver com o anterior. Para você criar uma imagem positiva mais forte, fixe sua mente naquilo que realmente almeja. Amplie essa visão e dê muita luminosidade a ela. Vá em frente com coragem, entusiasmo, dinamismo e inteligência. Ponha na cabeça que aquilo foi talhado para você e sinta-se uma pessoa bem-sucedida. Aja como se já estivesse na posse daquilo que você almeja. Você é um vitorioso. O pensamento positivo atrai a realidade positiva. Use suas energias para progredir e confie na Sabedoria Infinita que habita sua inteligência. Essa é uma nova mentalidade para encarar a vida de frente.

Não tenha medo de envelhecer. Tudo tem o seu encanto. À medida que os anos avançam, você passará a contemplar o mundo de um pedestal mais alto e, na medida em que diminuem os seus espaços exteriores, ampliam-se, consideravelmente, os seus espaços interiores. Então nada há para se perturbar.

Os valores mais fortes da vida, que mantêm uma pessoa vigorosa, sadia, jovem, produtiva, não envelhecem nunca. São o amor, a alegria, a paz de espírito, a bondade, a generosidade, a sabedoria, o poder mental, a felicidade, a lucidez e o ideal. Você tem a idade dos seus pensamentos. Você só envelhecerá quando parar de sonhar.

A FORÇA DA SUGESTÃO EM SEU BENEFÍCIO
A corrente positiva e a negativa coexistem. Nada dá certo para quem está mergulhado na corrente negativa e tudo acontece para quem está envolto na corrente positiva. Por isso é necessário fazer uma reprogramação mental porque o homem é aquilo que pensa.

Pela auto-sugestão positiva você pode determinar que o seu subconsciente alcance o que você deseja. É no subconsciente que residem o Poder Infinito e a Sabedoria Infinita, que agem de acordo com as impressões recebidas de forma marcante e unívoca, transformando as ordens recebidas em realidade física.

Então a sugestão é uma força muito poderosa que deve ser utilizada em seu benefício. Ela pressiona o botão do subconsciente e o faz abrir as comportas do poder e da sabedoria. Ela tem mais força do que a própria realidade e torna a mente subconsciente submissa, impotente para confrontar-se contra ela. É por isso que a sugestão pode curar e pode adoecer uma pessoa. Pode enriquecê-la e pode empobrecê-la. Pode erguê-la e pode rebaixá-la.

Um método simples e prático para trabalhar a auto-sugestão é a repetição: "Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou indo cada vez melhor em todos os sentidos". Essa afirmação deve ser feita de olhos fechados, com sentimento e de forma que você possa ouvir as próprias palavras e disso convencer-se. Os melhores momentos para esse exercício são à noite, deitado, quando você está querendo pegar no sono e de manhã, quando você recém acordou e ainda está em estado de sonolência. Faça a sua própria oração, pedindo tudo o que você deseja. Essa sugestão, repetida em momentos estratégicos, lhe dará resultados maravilhosos.

Quando a vontade e a imaginação estão em conflito é sempre a imaginação quem vence. E quando a vontade e a imaginação estão de acordo, multiplica-se o poder e a força tanto da vontade quanto da imaginação. Então o uso da imaginação lhe auxilia a alcançar o que deseja. A imaginação sempre vence a vontade. É por isso que lhe acontece na vida não tanto o que você quer que aconteça, como o que você imagina que vá acontecer. A imaginação e a sugestão geram a realidade porque acionam o subconsciente nessa direção. Toda ordem que você manda para o subconsciente com determinação, ele trata de realizar.

Muitas vezes você se queixa de que não consegue as coisas que mentaliza, mas se esquece de que há uma dicotomia nos seus pensamentos. Se você se programa para um determinado lado, mas acha que está mentindo para si mesmo, está mantendo duas forças lutando dentro de si mesmo, cada uma querendo impor-se ao subconsciente. Nesse caso, o que você deve fazer é optar racionalmente pelo caminho melhor e procurar impô-lo ao seu subconsciente pelo método da repetição, afastando a imagem negativa. Você já aprendeu que se mandar duas ordens conflitantes para o seu subconsciente ele tornará realidade aquele comando que estiver mais carregado de emoção, mesmo que essa emoção tenha origem no medo!

O PASSADO
Não adianta se amargurar recordando o passado porque ele não vai mais voltar. Isso é desperdício de energia que poderá ser aproveitada em outra nova empreitada. Também não queira antecipar o futuro porque vai igualmente desperdiçar energia. A vida é hoje, é o presente, é o agora. Você é o que está vivendo agora, por isso é importante organizar-se de forma a sentir-se bem no presente.

O FUTURO
Para assegurar um futuro maravilhoso, basta viver o presente de maneira maravilhosa. Aquilo que você semeia hoje, irá colher amanhã. Plante o sucesso e colherá sucesso. Nada há de incerto no futuro porque ele é a resposta do seu presente. Só cuide para semear no seu coração e na sua mente, sementes sadias e de alto astral porque o subconsciente não seleciona os pensamentos assim como a terra não seleciona as sementes que nela são jogadas. Nunca semeie fracasso. Viva o presente intensamente, com fé e confiança total. Se você acredita em si, seu futuro será um sucesso. Não cultive problemas. Expulse-os da mente e eles desaparecerão. Esqueça-os e eles ficarão na poeira da estrada. Negue-os e eles se evaporarão. Defina o que você quer da vida e siga por essa estrada. Você chegará lá com absoluta certeza. A mente subconsciente responde de forma infalível ao que for programado.

O PEDIDO E O ATENDIMENTO
Todo o que pedires ao Pai, em oração, crendo que haveis de alcançar, alcançareis. Trata-se de uma lei universal e, conseqüentemente, infalível como o são a lei da física da mecânica, da eletricidade, etc. Isso vale para qualquer pedido: amor, saúde, paz interior, casa, carro riquezas, felicidade, harmonia, inteligência, memória, emprego, viagem, alegria, calma, segurança interior, coragem, sensibilidade, intrepidez, sucesso, etc. Para tanto é necessário, antes de tudo, pedir. Pedir para que o Poder Infinito tenha definido, sabendo o que você quer realmente. Isso porque Deus sabe o que é melhor para você, mas deu-lhe a liberdade para escolher. Também esse pedido tem de ser feito em estado de oração, portanto, ao pedir, recolha-se para dentro de si mesmo e procure descer às profundezas de sua mente para que sua oração chegue mais límpida. Quanto mais profunda a sua concentração e mais passiva estiver a sua mente consciente, mais fortemente você gravará no subconsciente o seu pensamento. Como em estado de profundidade mental diminuem as reações contrárias da mente consciente, com mais facilidade e segurança você crê que vai alcançar o que pedir. Este é um requisito para o atendimento: crer que, só pelo fato de pedir, já está sendo atendido. Crer é ter certeza. Quando você duvida, está mandando duas ordens contrárias ao subconsciente: uma é a ordem daquilo que você deseja e pede e a outra é o sentimento hesitante de que talvez não seja atendido.

Quando você vai retirar o dinheiro do banco, basta preencher corretamente o cheque, ter crédito e entregar o cheque ao caixa, não é mesmo? A partir daí você fica só esperando o dinheiro com a tranqüilidade e certeza absoluta de que o receberá. Pois é assim que deve fazer quando pedir algo ao Poder Infinito. Crie o sentimento de certeza de que, só pelo fato de pedir, será atendido. Assim, livre de preocupações, de dúvidas, de medos, de incertezas e de ansiedades, você alcançará o que almeja.Toda oração é infalível.

O MUNDO A SEUS PÉS
Levante-se e ponha o mundo a seus pés. Comece desde agora a construir o seu mundo. Seja você o arquiteto e o engenheiro de sua vida. Você é uno com o Pai e nunca deve sentir-se como um verme rastejante. Sinta como é poderoso e livre! Seus anseios de amor e felicidade, seus desejos de viver em abundância e na saúde perfeita são normais e legítimos. Este mundo cheio de belezas e riquezas foi criado também para você. Use a Força Divina e terá o mundo a seus pés. Use o Poder Infinito que está dentro de você e será um triunfador. Use a Sabedoria Infinita que está em você e saberá chegar aonde deseja. Mergulhe na Presença Infinita e nada de mal poderá acontecer-lhe. Proclame, com vigor, para você mesmo: eu sou um vencedor. Assim é e assim será!
Tudo o que você determinar, com convicção, ao subconsciente, ele realiza. Aí está sua arma. À noite, ao entrar em estado de sonolência, repita, repita, repita: "eu estou em paz, estou alegre, dormirei um sono saudável e reparador e amanhã acordarei bem disposto, feliz e tranqüilo, em perfeita saúde física e mental". Está feita a sua programação. Faça assim todas as noites e o subconsciente aceitará a sugestão. Isso é assumir o comando da sua mente e não permitir que nenhum pensamento aventureiro lance mão de você. Comece a imaginar-se - a força da mente subconsciente é a imaginação - sorridente, alegre, calmo, bem humorado, vitorioso e em ótimo estado de saúde. Agradeça a incrível aventura de estar vivo neste universo particular, saudando os filhos, os amigos, os familiares. Sinta-se uma pessoa agradável, benquista, admirada e querida por todos. Repita: bom-dia, bom-dia, bom-dia e levante-se em estado de vibração interior. Vá até a janela, respire o ar puro do amanhecer e saúde o céu, os pássaros, as plantas,o sol ou a chuva e as pessoas que já estão circulando na rua. Diante do espelho, sorria para si mesmo e diga que gosta muito de você. Fale da sua admiração pela sua coragem, pela sua valentia, pela sua honestidade. Cante, dance e seja uma pessoa admirável e bem sucedida. Pronto, está gravado em você um novo padrão positivo de pensamento e de vida.
Recorra também à visualização. Visualize-se praticando aquilo que quer que aconteça. Quanto mais claro e vivamente puder imaginar os detalhes, mais profundamente experimentará aquela situação que está determinando à sua mente. Relaxe os músculos e respire profundamente. Todos os grandes atletas de nível internacional e outras pessoas capazes de performances admiráveis são visualizadores. Eles vêem, eles sentem, eles experimentam antes a situação que enfrentarão depois. Mas todos eles começam com um objetivo em mente. Crie uma "zona confortável" interna. Depois, quando você chegar diante da situação, já estará tão familiarizado com ela que vai sentir-se seguro para lidar com os fatos com maestria.

Pomba Gira


Na Umbanda as Pomba-Giras representam o lado feminino de Exu, a espontaneidade da mulher na sua essência: feminilidade, fertilidade, sensualidade e sedução.

Gostam de ser bem tratadas, mas nunca se vendem.
Vaidosas, gostam de exibir suas vestes e pertences nas Festas de Exu onde dançam graciosamente, conduzindo a todos que assistem, a um clima de descontração e alegria. Desta forma, conseguem realizar uma grande confraternização entre homens e Entidades que refletem nossas necessidades, vícios e defeitos. Nada se compara à grande capacidade que tem as Pomba-Giras em ajudar aos fiéis através desses atributos que a colocam bem próximas da natureza humana.
Foram, na sua maioria, mulheres comuns e anônimas. Pelo fato de contrariarem normas e costumes da época,tiveram que sobreviver às custas do próprio trabalho: muitas foram trabalhar em cabarés; outras ganhavam a vida lendo a sorte; ou ainda aquelas que fizeram da dança um meio de vida.
Sabe-se também de Pomba-Giras que ocuparam lugar de destaque na sociedade: rainhas, princesas, condessas, etc. sempre mulheres de personalidade marcante e fies aos seus propósitos.
Acredita-se que as grandes conquistas das mulheres de hoje, deu-se graças à luta e determinação dessas mulheres que se manisfestam nos Terreiros de Umbanda na condição de Pomba-Giras.
É muito importante distinguir as Pomba-Giras das Quiumbas. A primeira tem um compromisso moral e espiritual com a religião, enquanto a segunda, ainda não consegue discernir entre o bem e o mal, se prestando a qualquer tipo de magia.
As Pomba-Giras auxiliam seus fies nos casos de amor, dificuldades financeiras e sociais e de um jeito muito peculiar, aconselham e ajudam na solução desses e outros problemas.
Todo médium de Umbanda tem a sua Pomba-Gira que o acompanha na atual existência.trabalham ativamente pela evolução moral e espiritual daqueles que as tratam comdedicação e respeito.

Gostam de ganhar perfumes, cigarros, cigarrilhas, pulseiras, champanhes,licores, brincos e tudo mais que exalte a beleza e o poder de sedução da mulher.
Suas cores são o preto e o vermelho, simbolizando o equilíbrio entre o positivo e o negativo, mas, gostam também de roupas coloridas e estampadas. Tudo depende da linha que Elas trabalham.
Adoram flores, mas tem pela rosa vermelha a predileção, graças ao fato desta flor representar paixão e audácia.
Diferente dos Exus do Candomblé, a Pomba-Gira é uma Entidade genuinamente brasileira.

(I.C.U.C.7.P)

O mistério Pomba-Gira é regido por uma divindade cósmica que tanto gera quanto irradia o fator desejo.

Saibam que esses fatores, vigor (Exu) e desejo (Pomba-Gira), se completam e criam as condições ideais para que a Umbanda tenham seus recursos mágicos e cármicos, também eles, atuando através de linhas de força horizontais ou inclinadas, e dispensa a ativação direta dos Tronos Cósmicos ou dos aspectos negativos dos regentes das linhas de Umbanda.

Saibam também que nem Exu natural nem Pomba-Gira Natural seguem a mesma linha de direção evolutiva dos espíritos, pois eles seguem outra orientação e direcionamento.

Pomba-Gira natural é um ser cuja presença desperta o desejo, porque é irradiadora natural desse fator divino. Só que esse fator não se limita ao sexo, e destina-se a todos os sentidos da vida, pois só desejando, um ser empreende alguma coisa ou toma alguma iniciativa em algum sentido.

Portanto, o desejo, é um fator divino fundamental em nossa vida, pois nós o absorvemos por todos os setes chacras principais e também pelos secundários.

O desejo só existe porque Deus assim quis e ele não se manifesta só através do sexo, pois sentimos o desejo de aprender, de viajar, de conversar, de nos divertir, de comer determinado alimento ou de vestir determinada roupa, etc.

O mistério Pomba-Gira se manifesta na Umbanda através de seres naturais ou de espíritos incorporados às suas hierarquias ativas, pois são elementos mágicos que podem ser ativados por qualquer pessoa, desde que o faça dentro de um ritual codificado como correto pelo Ritual de Umbanda Sagrada, assim como são agentes cármicas, pois podem ser ativadas pela Lei Maior.

O mistério Pomba-Gira é em si neutro, e pode ser ativada com oferenda ritual, pois é elemento mágico, assim como pode ser ativada pela Lei Maior porque é agente cármica, esgotadora de emocionais apassionados ou despertadora de desejo em seres apáticos.

Entendam que Deus criou tudo, também gerou o desejo como uma de suas qualidades ou fatores, pois sem vibrarmos o desejo, nada desejaremos e nos tornaremos apáticos, desinteressados e nos paralisaremos.

Logo, Deus, que tudo sabe, cuidou deste aspecto de nossa vida e gerou o desejo como um de seus fatores, assim como gerou uma divindade cósmica que tanto o gera como o irradia a tudo e a todos.

Essa divindade de Deus também formou sua hierarquia divina, que chega até nós no nosso nível terra como as exuberantes Pomba-Giras, que são regidas por um Trono Cósmico feminino cujo nome mântrico é Ma-hor-iim-yê, ou Mahór yê, Senhora Guardiã dos Mistérios do desejo, que polariza horizontalmente com o Trono Cósmico Guardião dos Mistérios do Vigor.

Logo Pomba-Gira polariza com Exu. E o desejo, unindo-se com o vigor, cria nos seres as condições ideais que os ativarão em todos os sentidos e os induzirão a assumir com vigor e paixão as empreitadas mais temerárias.]

Mas, caso sejam ativados e usados indevidamente, ai perdem suas grandezas e se tornam paixões devastadoras e vigores atormentadores para quem der uso a eles, pois são em si mistérios, e, como tal, voltam-se contra quem lhes der mau uso. Aí subjugam essa pessoa, induzem-na aos maiores destinos e aberrações até lançá-la num tormento alucinante, delirante e bestificante, cuja finalidade é levá-la à loucura em todos os sentidos.

Saibam que muitas pessoas que abandonaram a Umbanda e o Candomblé e, todos confusos, atrapalhados e perseguidos por hordas de espíritos obsessores, estão entre as que achavam que Pomba-Gira e Exu eram seus escravos e os atenderiam inconseqüentemente.

Mas como começaram a pagar o preço ainda aqui, correram para o abrigo das seitas salvacionistas, e dali se voltam contra estes mistérios cósmicos, acusando-os de “demônios”.

Pomba-Gira não se auto ativa contra ninguém, ou alguém a ativa ou isso quem faz é a Lei Maior.

E tanto pode ser ativada para ajudar quanto para esgotar o desejo em todos os sentidos da vida de uma pessoa, quanto só num sentido onde está se excedendo e se desviando de sua evolução reta e contínua.

Não foi aberto para a dimensão material o mistério Exu feminino. Logo, quem descreve Pomba-Gira como Exu fêmea não sabe nada sobre este outro mistério da Umbanda.

UMBANDA SAGRADA - Rubens Saraceni.

O que são e aonde estão as Colonias Espirituais?


"O amor de Deus é gigante, sempre amparando-nos, jamais poderemos alegar ignorância e desproteção, pois em todos os lugares temos possibilidades de conhecimento...".

È lei da vida: quem mais tem, oferece ao que menos pode. Sempre iremos encontrar o apoio e o auxilio mútuo na beleza da vida.
O amor de Deus nos socorre sempre, somos amparados por forças que nos preservam, sempre o zelo, o cuidado em todas as formas do existir, como refere Edgard Armond "Irmandade dos homens na paternidade de Deus". Na evolução através dos reinos da natureza as mônadas, ao penetrarem no reino humano, com o seu psiquismo em início de formação, unem -se formando comunidades mais ou menos numerosas, e para cada um desses agrupamentos existem espíritos protetores, na comunidade dos vegetais, dos animais, das tribos, dos estados, das nações.

Sempre o amparo do amor de Deus a nós. Desta forma não poderíamos imaginar que na erraticidade estaríamos sem o devido cuidado - Não! Os céus são salpicados de colônias espirituais que são refúgios de acolhida, hospitais, oficinas, escolas de todos nós, espíritos em evolução.

A grande obra "Nosso Lar", pelo espírito André Luiz, psicografada por Francisco Cândido Xavier, traz ao nosso conhecimento informações sobre a criação da colônia espiritual Nosso Lar, localizada sobre a cidade do Rio de Janeiro, que fora idealizada por um grupo de espíritos portugueses desencarnados no Brasil no século XVI. Na primeira obra da série, o médico André Luiz relata suas experiências após a morte física, perambulando oito anos no umbral, região de sofrimento vizinha à Terra, e seu recolhimento nessa cidade.

Descreve sua perfeita organização socialista cristã: o governador é o espírito mais bem devotado ao bem comum, seus diversos ministérios, da regeneração, do auxílio, da comunicação, do esclarecimento, da elevação e da união divina, congregam os habitantes no trabalho e a música é utilizada em todos os recantos da colônia. No livro "Tormentos da Obsessão", de Manoel Philomeno de Miranda (espírito), psicografia de Divaldo Pereira Franco, encontramos o Sanatório Esperança, obra esta dirigida por Eurípedes Barsanulfo, dedicada à assistência de espíritos em necessidade.

Sobre a cidade de São Paulo há descrições da Casa de Dr. Bezerra de Menezes com vários pavilhões de socorro, instruções e refazimento. Há informes sobre a organização desta Casa desde 1950 trazidas por Edgard Armond, passamos a descrever o setor administrativo do conjunto:

1º Pavimento
- Pela necessidade de entrosamento do trabalho comum, instalam-se os departamentos administrativos de agremiações e fraternidades, cada um com seus respectivos órgãos direcionais;

2º Pavimento
- Neste encontram-se fichários dos freqüentadores das Casas materiais, para cada irmão encarnado que a busca faz-se uma ficha completa da qual constam as dificuldades a vencer e o auxílio que podem receber, faz-se à lei do carma. Há também neste pavimento fichas dos colaboradores encarnados ligados aos trabalhos da Casa;

3º Pavimento
- È destinado a conferências evangélicas para assembléias de espíritos encarnados, previamente selecionados, e que assim no abandono do corpo físico durante o sono, privam com as entidades maiores, palestras agradáveis e instrutivas;

4º Pavimento
- Localizam-se os mais variados centros de estudos psiquiátricos, não somente para os freqüentadores das Casas materiais, como também para trabalhos espirituais selecionados, que recebem o amparo, o estímulo e os esclarecimentos necessários ao prosseguimento de suas tarefas espirituais na Terra. Há outros prédios que circundam a sede do espaço, são todos de auxílio aos encarnados.

Faremos parte de uma colônia espiritual dessas proporções quando desencarnarmos? Tudo está em nossas decisões. Como vivemos? Escolhemos o bem? Buscamos a paz? Se a resposta for positiva, ótimo!

O amor de Deus é gigante, sempre amparando-nos, jamais poderemos alegar ignorância e desproteção, pois em todos os lugares temos possibilidades de conhecimento e sempre socorridos por espiritos benfeitores em locais que nos permitam ampliar conhecimentos suavizando nossas dores.
Que possamos ter olhos de ver e ouvidos de ouvir, percebendo que seguimos sob tutela de espíritos de amor, fazendo parte, cada um de nós, de uma colônia espiritual, que se responsabiliza por nossa evolução.
Recordemos que Jesus nos pede amor em todas as condições, pautemos nossas horas sob a tutela do amor e seremos felizes.

FONTE: Jornal Fraternidade- Uma publicação da Fraternidade Cristo Redentor. Edição nº 11 - ANO II - SET-OUT/2003

A pessoa Errada

Pensando bem
Em tudo o que a gente vê, vivencia, ouve e pensa...
Não existe uma pessoa certa pra gente.

Existe uma pessoa que se você for parar pra pensar
É, na verdade, a pessoa errada.

Porque a pessoa certa faz tudo certinho,
Chega na hora certa, fala as coisas certas, faz as coisas certas.
Mas nem sempre a gente tá precisando das coisas certas.

Aí é a hora de procurar a pessoa errada.
A pessoa errada te faz perder a cabeça
Fazer loucuras, perder a hora, morrer de amor.

A pessoa errada vai ficar alguns dias sem te procurar
Que é pra na hora que vocês se encontrarem
A entrega ser muito mais verdadeira.

A pessoa errada é, na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa
Essa pessoa vai te fazer chorar
Mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas

Essa pessoa vai tirar seu sono
Mas vai te dar em troca uma noite de amor inesquecível

Essa pessoa talvez te magoe
E depois te enche de mimos fazendo vocês esquecerem o que passou

Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado
Mas vai estar 100% dentro do seu coração
E também vai estar o tempo todo pensando em você.

Todo mundo um dia tem que ter uma pessoa errada
Porque a vida não é certa. Nada aqui é certo.

O que é certo mesmo, é que temos que viver cada momento, cada segundo
Amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando,
agindo,querendo,conseguindo

E só assim é possível chegar àquele momento do dia
Em que a gente diz: "Graças à Deus deu tudo certo"

Quando na verdade tudo o que ele quer
É que a gente encontre a pessoa errada
Pra que as coisas comecem realmente a funcionar direito pra gente...

APRENDENDO COM CHICO

PASSES - DESOBSESSÃO - DISCIPLINA

Em 1972, escrevi ao Chico fazendo-lhe uma série de perguntas. Até hoje não consegui me perdoar por haver-lhe roubado tanto tempo, pois cada minuto daqueles pesa-me como se os houvesse subtraído à Humanidade.

Suas respostas, que traziam a chancela do iluminado Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, trouxeram-me grande alívio e para que estes ensinamentos e orientação não fiquem só comigo, creio que seja útil publicá-los, excluídos os de caráter pessoal.

1 - O passe precisa ser transmitido em pé ou sentado?

Constituindo-se o passe no Grupo Espírita Evangélico, em recursos administrativos pelos Benfeitores da Vida Maior, através dos instrumentos humanos, a posição dos medianeiros, qualquer que seja, é sempre digna, desde que seja digna a atitude íntima desses mesmos medianeiros. Ainda assim, a postura de pé será sempre a mais recomendável pelo respeito geral que inspira.

2 - Nos embaraços mensais, a mulher pode freqüentar os trabalhos mediúnicos?

No caso de nossas irmãs as mulheres, tão somente nas ocasiões de gravidez, após o terceiro mês de gestação do nascituro, devem abster-se da ação mediúnica, podendo permanecer, porém, na equipe de serviço espiritual para receberem auxílio.

3 - Como saber quando o médium está preparado para sentar-se à mesa e cooperar nas tarefas em andamento?

Sempre que o trabalhador estiver sinceramente decidido a cooperar no bem dos outros, estará preparado para servir.

4 - As sessões de desobsessão, mesmo com a nossa falta de preparo, muitas vezes com alguns médiuns dormindo, duvidando, devem ser realizadas? Qual a necessidade de realizarmos os trabalhos nestas condições? Os espíritos se beneficiam mesmo assim?

Mesmo com a taxa de sobrecarga, fadiga, indiferença, fastio, indisposição, dúvida e sono que muitos de nossos companheiros possam demonstrar, o rendimento do bem e a expansão da luz, em nossas reuniões constituem benção de intraduzível valor. Prossigamos, meus filhos, em nossas tarefas de sempre, a caminho de nossa maior integração com os ensinamentos de Jesus.

5 - Há necessidade de se comentar o trecho lido antes das tarefas de desobsessão?

A leitura simples, sem comentários, de um trecho de "O Livro dos Espíritos" e de outro de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" pelo menos dez a quinze minutos antes do horário marcado para o início da reunião, é mais recomendável. Isso ajudará os integrantes da equipe a meditar com as reflexões dos desencarnados presentes, sem prejudicar o rendimento e proveito da reunião, no campo de tempo.

6 - Nas sessões públicas, é necessário, enquanto se realizam os passes, alguém continuar falando, mesmo com o barulho?

Sim, ainda mesmo que os ruídos desnecessários existam e devam ser podados pouco a pouco, as explanações doutrinárias devem continuar, de vez que são elas as necessárias luzes para a renovação geral dos ouvintes.

7 - Adianta alguém tomar passes no lugar do outro?
Alguém não pode substituir alguém, de maneira total, na recepção do passe, mas a mentalização do necessitado de socorro espiritual por parte de quem recebe semelhante auxílio magnético é apoio e assistência de grande valor para quem pede a intervenção da Vida Maior.

8 - Como agir com as pessoas que nos procuram nas horas mais impróprias? Devemos atender a todos em qualquer hora?

Meu filho, Jesus nos abençoe. Compreendemos a extensão do seu carinho em favor de nossos irmãos necessitados, mas todo trabalho para expressar-se em eficiência e segurança reclama disciplina.

Aprendamos a controlar os horários de ação espiritual, a fim de que a perturbação não venha aparecer, em nossas tarefas, sob o nome de caridade. Peçamos a Jesus nos inspire e nos abençoe para isso. A ordem preside o progresso e, por isso mesmo não podemos perder a ordem de vista, sob pena de desequilibrar, embora sem querer, o nosso próprio trabalho. Que Deus nos abençoe e ampare sempre.

FONTE: CHICO DE FRANCISCO - ADELINO DA SILVEIRA

EVANGELHO E AÇÃO, FEVEREIRO, 2001